A advogada Clariana Barão, representante da OAB na subseção de Várzea Grande e membro do Conselho Municipal de Assistência Social, anunciou, nesta quarta-feira (30.04), a conclusão de um importante trabalho da Comissão de Legislação: a elaboração da minuta da resolução que estabelece critérios para o acesso aos benefícios eventuais da assistência social no município.
Segundo Clariana, a ausência dessa norma impedia o uso de recursos públicos que deveriam ser destinados a famílias em situação de risco, vulnerabilidade ou com necessidades emergenciais. “Para se ter uma ideia, apenas no ano de 2024, mais de R$ 1 milhão da assistência social permaneceram em caixa e não puderam ser utilizados em benefício da população, justamente pela ausência dessa norma, que agora conseguimos finalizar”, afirmou.
A expectativa é de que a resolução seja aprovada na próxima semana, durante a plenária do Conselho, e entre em vigor imediatamente após sua publicação. A partir de então, famílias em situação de emergência, como as vítimas da recente enchente no bairro Construmat, poderão finalmente ter acesso a benefícios como aluguel social, colchões, fogões, geladeiras e outros itens de primeira necessidade.
“É uma enorme satisfação poder contribuir, agora de forma oficial, com a assistência social de nossa cidade. Já estou envolvida com causas sociais há muitos anos, mas, por meio do Conselho, posso atuar de forma ainda mais efetiva”, destacou Clariana.
A medida é considerada um avanço para garantir maior agilidade e justiça no atendimento às famílias vulneráveis de Várzea Grande, sobretudo em contextos de calamidade, como os que vêm sendo registrados em diversos bairros da cidade.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).