08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 12 de Outubro de 2014, 08:30 - A | A

Domingo, 12 de Outubro de 2014, 08h:30 - A | A

Eleição na Corte

Primeira eleição direta para escolha de presidente, vice e corregedor-geral do Tribunal Justiça de MT será realizada na próxima quinta-feira

O atual presidente Orlando Perri deixa o tribunal em 31 de janeiro. O novo presidente assume o cargo em 01 de fevereiro e vai permanecer ao cargo até 31 de dezembro de 2016

por Lucione Nazarteh/VG Notícias

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) realiza na próxima quinta-feira (16.10), a primeira eleição direita no Poder Judiciário mato-grossense, para escolher presidente e vice do órgão. O novo presidente irá comandar o Tribunal a partir de fevereiro de 2015 a dezembro de 2016.

Os desembargadores Carlos Alberto Rocha, Sebastião de Morais Filho e Paulo Cunha concorrem ao cargo de presidente. Para a vaga de vice-presidente tem apenas a inscrição, da desembargadora Clarice Claudino da Silva.

Já para o cargo de corregedor-geral do Poder Judiciário, tem apenas a desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, concorrendo. O desembargador Rui Ramos Ribeiro se inscreveu, mas se abdicou da disputa após ser nomeado como coordenador das ações da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na região Centro Oeste.

Segundo o Tribunal, a votação para todos os cargos é realizada de forma secreta, em sessão administrativa aberta ao público. O TJ informou que serão realizadas três votações em separado, sendo a primeira para presidente, a segunda para vice e a terceira para corregedor.

Os vencedores serão anunciados assim que os votos forem contabilizados. Em caso de empate, o mais antigo será o vencedor e, se houver novo empate, o que tiver mais idade ganha. Desembargadores ausentes poderão votar por carta, em envelope lacrado.

O atual presidente Orlando Perri deixa o tribunal em 31 de janeiro. O novo presidente assume o cargo em 01 de fevereiro e vai permanecer ao cargo até 31 de dezembro de 2016.

Entenda - A eleição para a Presidência do Tribunal de Justiça era realizada apenas entre os três desembargadores mais antigos, que não tivessem cumprido duas funções em diretoria. Mas, em setembro deste ano, o Pleno do Tribunal aprovou o novo modelo para escolha do presidente.

O novo modelo estabelece que eleição será direta para presidente e vice-presidente da instituição. No novo modelo, além dos 29 desembargadores, os juízes de 1ª instância também podem participar da escolha dos magistrados para a presidência do Poder Judiciário estadual.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760