26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 15 de Setembro de 2012, 08:00 - A | A

Sábado, 15 de Setembro de 2012, 08h:00 - A | A

Queimadas

Período de proibição das queimadas é prorrogado por mais um mês em Mato Grosso

O período de proibição das queimadas em Mato Grosso foi prorrogado para o dia 15 de outubro em razão das condições climáticas desfavoráveis.

Secom/MT

 

O período de proibição das queimadas em Mato Grosso foi prorrogado para o dia 15 de outubro em razão das condições climáticas desfavoráveis. A decisão foi tomada na reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, na tarde desta sexta-feira (14.09), um dia antes do término do período proibitivo no Estado.

A reunião foi comandada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Vicente Falcão, com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. De acordo com o coordenador geral do Centro Integrado de Multiagência e Combate ao Fogo em Mato Grosso (Ciman), coronel Júlio César Rodrigues, a baixa umidade do ar e os focos de calor no Estado justificam a decisão.

Rodrigues lembrou ainda que o incêndio no Parque Nacional de Chapada está controlado e agora os bombeiros intensificam as ações para não deixar chegar no véu de noiva. "Importante destacar que qualquer ação de colocar fogo em perímetro urbano é crime independente da época”, completou.

A secretária adjunta de Mudanças Climáticas, Suely Bertoldi, ressaltou que as queimadas controladas só podem ser realizas com autorização da Sema. “Durante o período proibitivo não se autoriza. Depois é preciso entrar com uma processo na Sema para conseguir autorização. Só será permitido para quem tiver licenciamento ambiental e dominar a técnica”, explicou.

A previsão é que a umidade relativa do ar aumente nos próximos dias, segundo o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel BM Sérgio Delamônica. “Temos uma previsão de chuva para o dia 19, mas as recomendações para o período seco continuam. Tomar muita água, comer alimentos leves e evitar fazer exercícios físicos nos horários mais quentes”, afirmou.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760