12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 15 de Julho de 2019, 19:00 - A | A

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019, 19h:00 - A | A

falta de acessibilidade

Parque das Águas e Orla do Porto apresentam irregularidades; MPE ingressa com ação

Sarah Mendes/VG Notícias

Reprodução

Orla Porto

 Orla do Porto e Parque das Águas, em Cuiabá

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com ação contra o município de Cuiabá,  após o Centro de Apoio Operacional do Ministério Público (CAOP/MPMT) ter constatado, por meio de perícia técnica, a falta de acessibilidade na Orla do Porto e Parque das Águas. A ação assinada pelo promotor Alexandre de Matos Guedes, foi proposta em 08 de julho passado.

De acordo com o MPE, após vistoria realizada em 2 de fevereiro de 2017, nos dois pontos turísticos da cidade, ficou confirmada a crítica situação atual dos locais que, se tratando de acessibilidade, apresentam uma série de irregularidades, como: falta de sinalização; ausência de rampas de acessibilidades e faixa elevada para travessia de pedestres; tampões e fiação elétrica expostas; árvore e poças de água na ciclovia; entulhos de obra atrapalhando a circulação; cerâmicas quebradas; banheiros utilizados como depósitos de material de limpeza; ausência de pisos táteis, dentre outros.

Também foram apontadas irregularidades nas avenidas próximas a estas localidades, como na avenida Hermína Torquatro da Silva e na avenida Beira Rio.

Com isso, foi recomendado que o município de Cuiabá “adote as providências necessárias com intuito de regularizar as falhas atinentes à acessibilidade na Orla do Porto e no Parque das Águas, observando as normas de acessibilidade, sanando todas as inconformidades apontadas nos relatórios técnicos do CAOP/MPMT”. conforme cita a petição.

Após esgotado o prazo da recomendação foi proposto uma reunião para comprovação das obras para a correção das irregularidades, considerando que havia a alegação de que as reformas foram concluídas.

No entanto, em buscas realizadas em abril deste ano, foi constatado que na Orla do Porto apenas foi construída a faixa elevada em ambos os lados da via; as demais irregularidades continuam da mesma forma. Já no Parque das Águas, todas as falhas persistem. “Ou seja, até o momento, tudo se resume em procrastinação do Município de Cuiabá, demonstrando sua total falta de zelo com o bem público, com a coletividade e sobretudo com as leis e normas de acessibilidade”, cita ACP.

Sendo assim, no mérito, o Ministério Público Estadual pede o início imediato das obras de adequações de acessibilidade na Orla do Porto e Parque das Águas, no prazo sugerido em 90 dias. Em caso de descumprimento da medida, o MPE estipula multa de R$ 100 mil.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760