Quatro empresas formalizaram interesse no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG). A reportagem do recebeu informação de que a concessionária Iguá Saneamento, que administra a Águas Cuiabá, tem interesse direto na privatização, mas não participará do PMI.
De acordo com informações apuradas pelo , entre as interessadas constam a Biancade Engenharia e Consultoria e a Gersoncult Consultoria, que já enviaram a documentação à Prefeitura. Entre elas, se destaca a Biancade, que, por exemplo, já executou serviço de revisão de minutas e editais da concessão de outras autarquias de saneamento no país, como da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Ourinhos (São Paulo).
As empresas Houer Consultoria e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), vinculada à Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP), também estão interessadas no PMI e já teriam inclusive agendado reuniões para discutir o procedimento.
A Houer Consultoria se destaca no mercado, atuando em São Paulo e Minas Gerais, na criação de modelos para o abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Já a Fipe foi responsável por desenvolver estudo do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Bauru (São Paulo); prestar serviços de consultoria nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao município da Estância Turística de Olímpia (São Paulo); e do plano municipal de saneamento básico de Vitória da Conquista (Bahia).
Informalmente
Ainda conforme apuração do , o grupo Iguá Saneamento (sede em São Paulo), ligado à Águas Cuiabá (responsável pelo serviço de saneamento da Capital), ao contrário das outras quatro empresas citadas acima que demonstraram interesse em realizar estudos técnicos e financeiros sobre os serviços de água e esgoto no município, se manifestou informalmente sobre participar de PMI.
Porém, fontes do revelaram que o interesse do grupo é em administrar a autarquia, principalmente pela proximidade com Cuiabá, a qual a empresa já detém a concessão do serviço.
Leia Também - Flávia Moretti diz que existem cinco empresas interessadas no DAE-VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).