26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Sábado, 10 de Outubro de 2015, 09:00 - A | A

Sábado, 10 de Outubro de 2015, 09h:00 - A | A

Outubro Rosa

Vereador de VG afirma que município não tem exames para prevenir câncer de mama; Secretário contesta

Sobre os exames de mamografia, o gestor afirmou que estão sendo realizados e que convida Fábio a conhecer o gráfico de atendimento.

Lucione Nazareth/VG Notícias

O vereador por Várzea Grande Fábio Saad (PTC) criticou duramente o “alto” investimento que a Prefeitura do município vem realizando na divulgação do “Outubro Rosa”, sendo que a rede municipal de Saúde está há mais de 20 dias sem realizar exames básicos como mamografia. A declaração do parlamentar ocorreu durante a sessão ordinária da Câmara Municipal dessa quarta (07.10).

“Pela primeira vez na história nós ficamos 20 dias sem ter hemograma, aquele exame básico de sangue. Eu não sei, como que o sistema de saúde funciona sem fazer o exame básico. Aí, se faz uma campanha Outubro Rosa. Com qual finalidade? Descobrir o câncer de mama, mas não tem mamografia, é para quê? Para enfeite? Ah, e para colorir a cidade de rosa?”, indagou Fábio.

Conforme ele, ao invés do secretário de Saúde Cassius Clay, investir dinheiro para colocar iluminação rosa nos prédios públicos, ele deveria “injetar” o recurso para a realização dos exames de prevenção ao câncer de mama – para proteger a mulher.

“Para história esse secretário já entrou. Ele vai ficar marcado. Já passaram muitos prefeitos, muitos secretários, mas pela primeira vez nós ficamos sem exames básicos”, disse o parlamentar.

Ainda segundo o vereador, já se passaram cinco meses que o secretário de saúde assumiu a pasta e até agora “pouco fez” em prol do setor da Saúde.

“Sabemos das dificuldades do processo, sabemos da forma que a prefeita encontrou o município, mas nós esperamos que a prefeita conscientiza esse secretário que esse problema tem que ser solucionado imediatamente. Isso não é para daqui uma semana, isso é para amanhã”, finalizou Saad.

Outro Lado – Em entrevista ao VG Notícias, o secretário de Saúde Cassius Clay, disse que discorda das declarações do parlamentar, e que todo investimento que for feito no “Outubro Rosa” e no mês que vem - “Novembro Azul” - é de suma importância para a sociedade.

“Todas as pessoas têm que ser alertadas, conscientizadas no caso do Outubro Rosa do câncer de mama e assim por diante. Discordo dele, que venha sendo dinheiro gasto de forma errada”, declarou.

Sobre os exames de mamografia, o gestor afirmou que estão sendo realizados e que convida Fábio a conhecer o gráfico de atendimento.

“Em relação à mamografia eu discordo também, porque elas estão sendo feitas e convido o vereador para conversar com os meus coordenadores de Superintendência que irão mostrar para ele o gráfico de atendimento que vem sendo realizado de mamografia”, finalizou.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760