26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Domingo, 21 de Maio de 2017, 09:22 - A | A

Domingo, 21 de Maio de 2017, 09h:22 - A | A

Exigências

Quase 70% das empresas em VG funcionam com alvarás provisórios

Edina Araújo/VG Notícias

Secom/Vg

Helen farias

Quase 70% das empresas em VG funcionam com alvarás provisórios

Quase 70% das empresas de Várzea Grande estão funcionando com alvarás provisórios ou sem alvarás, conforme informações da Secretaria de Gestão Fazendária.

A situação é generalizada devido aos novos documentos exigidos pela Prefeitura de Várzea Grande desde janeiro deste ano. Entre as exigências constam consulta prévia habitacional requerida na Secretaria Municipal de Habitação e o licenciamento ambiental expedida pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

Sem a documentação toda em mãos, a Prefeitura libera um alvará de 90 dias, depois de vencido, as empresas, em sua maioria, funcionam sem alvará.

De acordo com o fiscal de tributos do munícipio, Freid Costa, a documentação e as adequações para emissão dos alvarás exigem um gasto, o que pesa no bolso do contribuinte.

“Ficou mais complicado por essas duas condições que antigamente não tinham, mas partir de janeiro de 2017 a Prefeitura começou a exigir. A Prefeitura expede o provisório por 90 dias até que o empresário possa regularizar. Se a empresa não regularizar, e o provisório vencer, ela ficará sem alvará. Sem autorização para funcionar. Uns 70% dos contribuintes, uma situação que ficou meio generalizada. Porque isso custa dinheiro para adequar, para requerer o alvará, a questão é financeira mesmo”, justificou.

Ao oticias, a secretária de Meio Ambiente de Várzea Grande, Helen Farias, explicou que a Secretaria de Gestão Fazendária está apenas aplicando a lei que já existia no município, mas que não era cumprida.

“Na Secretaria de Meio Ambiente é preciso ter somente as licenças ambientais necessárias, o que sempre foi feito. O pessoal do alvará, agora está cobrando como deveria cobrar, uma licença de alvará só pode ser liberada quando uma empresa está totalmente regularizada”, disse a secretária.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760