26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017, 11:41 - A | A

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017, 11h:41 - A | A

combate ao mosquito

Índice de infestação do mosquito da dengue diminui em VG

Redação VG Notícias

SECOM/VG

combate ao mosquito

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informou nessa segunda-feira (23.01) que o município registrou redução no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika vírus e febre chikungunya.

De acordo com a Secretaria, a redução está relacionada às orientações feitas pelos agentes de saúde sobre como eliminar e evitar focos e criadouros.

Conforme o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 16 a 20 de janeiro, Várzea Grande apresenta índice de infestação predial de 4,9. Em outubro de 2016, esse mesmo índice era de 6,6. Com a continuidade dos trabalhos pelos próximos dois meses o objetivo é reduzir expressivamente saindo da categoria de risco de surto para a categoria satisfatório que é de 1 a 3,9%. Acima de 3,9% a categoria é de alerta.

Segundo a Secretaria, dentro do cronograma de trabalho definido no Plano de Ação de Contingência que é executado pela Superintendência em Saúde do Município e pelo Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande, a frente de trabalho se concentra em 40 bairros que integram o setor III da cidade, iniciando pelo Jardim Potiguar nessa segunda-feira (23). As ações desencadeadas neste setor foram de prevenção e eliminação de criadouros do Aedes.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Juliano Silva Melo, explica que mais de 90% dos casos que deram positivo para larvas do mosquito são em depósitos baixos, ou seja, caixas d’água, cisternas e outros recipientes improvisados pela população para armazenar água no chão, mas que não são devidamente tampados ou tratados para impedir a proliferação de larvas do Aedes.

“A estratégia que estamos usando vem funcionando e vamos intensificar visitando 100% dos imóveis para tratar os depósitos tendo ou não larva do mosquito para não correr o risco do mosquito nascer. Já estamos na metade dos serviços. Começamos pelo setor IV e agora avançamos pelo Setor III na região do Figueirinha, Jardim Potiguar Jardim Glória e demais bairros que juntos concentram cerca de 35 mil imóveis”, explica Juliano Melo.

O Plano de Contingência teve suas ações iniciadas desde janeiro deste ano. As ações integradas visam não só as visitas de casa em casa, bem como as de recolhimento do ‘lixo da dengue’, que são entulhos, móveis descartados irregularmente, sucatas, entre outros e ações educativas desenvolvidas nas escolas. Com informações da Secom/VG

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760