26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Terça-feira, 07 de Junho de 2016, 16:43 - A | A

Terça-feira, 07 de Junho de 2016, 16h:43 - A | A

Nomes nacionais são convidados para concerto na UFMT

Ana Cristina Vieira/Assessoria

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) contará com o talento de dois convidados especiais para o seu próximo concerto: o instrumentista Derico Sciotti como solista e o maestro Léo Cunha na regência, para espetáculos nos dias 16 e 17 de junho, no Teatro da UFMT, em Cuiabá.

Com direção musical assinada pelo maestro titular da Sinfônica da UFMT, Fabricio Carvalho,  o espetáculo destaca a habilidade do instrumentista Derico Sciotti, cuja carreira tem repercussão nacional e internacional, reconhecido pela crítica como um dos mais talentosos artistas brasileiros. Na regência, a Orquestra vivencia a sensibilidade de Léo Cunha, indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2008, além da experiência em reger a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum de Potsdam, na Alemanha, num concerto de músicas brasileiras em junho de 2011.

Para o maestro Fabricio, a plateia mato-grossense vai se deparar com dois artistas importantes da música brasileira, que juntos com a Orquestra da UFMT, vão trazer para o palco um repertório crochetado por canções populares, que ecoam na memória coletiva, com destaque para a musicalidade instrumental.

“Em tempos em que  o conceito do que é `ser brasileiro´ provoca profundas reflexões diante do quadro político em que nos deparamos, buscamos na música o impulso para reconhecimento de valores essenciais, recuperando a autoestima do brasileiro, por meio da cultura”, pontuou o maestro. E a música brasileira vem alinhavando a temporada de 2016, com a participação do cantor e compositor Flavio Venturini, no concerto de abertura protagonizado pelo violinista Yllen Almeida, pelo ineditismo e autorialidade das canções germinadas dos artistas da terra, como Ana Rafaela, Lorena Ly, Linha Dura, Caio Mattoso e  Henrique Maluf, no mais recente concerto A Nova Música Nova de Mato Grosso.

“Dentre os instrumentistas brasileiros, o Derico versa pela música pop, pela instrumentalidade, sendo respeitado nacionalmente, e ainda acumula  performance expressiva, lapidada pela participação há anos no programa do Jô”, comenta Fabricio.

No espetáculo, acrescenta o maestro, Derico executará três tipos de saxofone, além de outras surpresas. No repertório, Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth; Potpourri Tom Jobim, com canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; De Gonzaga a Sivuca, com músicas de Luiz Gonzaga e Sivuca; Homenagem a Dominguinhos, recheada de composições de Dominguinhos e Luiz Gonzaga, Não quero dinheiro, de Tim Maia. O play list conta também com hits de música instrumental como Jazzin’ Orchestra – Medley; The Long and Winding Road - The Beatles; Eleanor Rigby - The Beatles; Indiana Jones Theme - John Williams e Gonna Fly Now - Bill Conti.

Os concertos dos dias 16 e 17 de junho  integram a Temporada 2016, uma realização da UFMT, por meio da PROCEV – Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, e apoio do Varadero. Os ingressos estão disponíveis na Casa de Festas e no site ingressosmt.com.br

Serviço

O Quê: Concerto da OSUFMT com o solista Derico Sciotti, sob a regência de Léo Cunha
Quando: dias 16 e 17 de junho
Horário: 20 horas
Local: Teatro da UFMT - Cuiabá

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760