26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 12:03 - A | A

Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 12h:03 - A | A

SINA DE VG

Walace Guimarães pode superar o republicano Murilo Domingos

Neste artigo, a jornalista Edina Araújo aponta irregularidades na gestão Walace Guimarães, em apenas três meses à frente da administração.

 

por Edina Araújo*

Várzea Grande não suporta mais quatro anos de desmandos e corrupção. No último mandato de quatro anos, o município teve quatro prefeitos e a cidade está um caos. O ex-deputado Walace Guimarães (PMDB) venceu as eleições com inúmeras promessas – que até agora não foram cumpridas.

Walace não mostrou a que veio. Pode até dizer que há intolerância por parte da população pelo tempo (três meses) à frente da administração, mas não justifica, pois mora em Várzea Grande, é funcionário do município, já foi vereador e deputado por dois mandatos consecutivos. No mínimo, não tem como alegar ignorância quanto à situação em que a administração se encontrava.

Walace formou uma equipe sem grandes novidades. Trouxe para administração pessoas sem qualificação técnica - para alguns cargos - com raras exceções, algumas pastas estão sendo ocupadas por pessoas das áreas específicas – as demais, são “agrados” políticos ou “um barquinho” para alguns navegarem como disse a um fornecedor o diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG).

Em menos de três meses à frente da administração, o prefeito permitiu ou se omitiu que houvesse direcionamento de licitação, mesmo após o Ministério Público recomendar que cancelasse o certame, expondo todos os motivos para que não fosse realizado. Mesmo assim, desrespeitando uma orientação seguiu em frente, e o vencedor já estava prestando serviços a Secretaria de Finanças - e o Ministério Público já tinha o resultado do certame com oito dias de antecedência. Seria apenas uma coincidência?

Além deste caso, existem outras denúncias graves, quanto à dispensa de licitação para aluguel de veículos pequenos, que seria para beneficiar um membro do staff - embora a empresa não conste em nome da pessoa, teria sido usado um “laranja” para se beneficiar do erário - coisa comum em Várzea Grande, e um dos motivos que levou o ex-prefeito Murilo Domingos (PR) ser cassado pela Justiça, o famoso caso “João só”.

Se não bastasse isso, os casos de nepotismo na gestão do Walace Guimarães são vergonhosos. Como exemplo, podemos citar aqui a cunhada do secretário de Finanças, já denunciado pelo VG Notícias. Além deste, a empresa SELPRON TECNOLOGIA LTDA, que presta serviços de iluminação à Prefeitura e no painel eletrônico da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, é da cunhada do secretário de administração, e ainda, trabalham no CPD da prefeitura, dois irmãos da proprietária da Selpron, embora não tenham sido nomeados, conforme denúncia e constatado pela reportagem, já estão no setor desde o início de janeiro. Ainda de acordo com a denúncia, na verdade, a empresa está no nome da irmã do servidor, mas o proprietário de fato é ele.

Infelizmente, Várzea Grande caminha novamente na contramão do desenvolvimento, diferente de Cuiabá.  Mauro Mendes também assumiu o cargo em janeiro deste ano, apenas três meses à frente da administração, assim como Walace, com a diferença que nunca foi deputado, nem vereador e nem tampouco servidor do município. Entretanto é possível perceber as mudanças na capital mato-grossense - devido ao pulso firme do prefeito socialista que tomou ás rédeas e chamou a responsabilidade para ele.

Será que o conselheiro Antonio Joaquim tem razão, quando disse ao julgar as contas do município, referente ao exercício 2011, que não há nenhuma novidade em Várzea Grande. “A situação é muito difícil, parece que há um pecado a ser pago por aquele município. É uma coisa difícil de entender”.

O conselheiro ainda fez um alerta ao prefeito Walace Guimarães, para que se atente as ilegalidades cometidas pelos ex-gestores e não as repitam, e ainda, pediu para que o povo várzea-grandense fosse tratado com mais respeito.

“O prefeito eleito para o mandato 2013/2016 terá a missão de praticar atos firmes no sentido de revolucionar a gestão de Várzea Grande, solucionando inúmeras pendências e também impedindo qualquer rescendência de ilegalidade seriíssimas narradas nestas contas. O cidadão de Várzea Grande merece ser respeitado e valorizado”, recomendou o conselheiro Antonio Joaquim, na oportunidade.

Mas parece que a advertência do conselheiro não serviu para muita coisa ao prefeito, pois as irregularidades estão sendo repetidas sem o menor respeito aos cidadãos várzea-grandenses. Lamentável atitude prefeito!!!

*Edina Araújo é jornalista e diretora do VG Notícias

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760