13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 08 de Março de 2016, 17:15 - A | A

Terça-feira, 08 de Março de 2016, 17h:15 - A | A

Julgamento

Decisão do STF, em aceitar ou não integrante do MP ocupar funções no Executivo pode interferir em MT

STF tem posicionamento claro ao vetar nome de integrantes do MP, disse ministro Gilmar Mendes

Rojane Marta/VG Notícias

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar nesta quarta-feira (09.03) ação do PPS que pede a anulação da posse do novo ministro Wellington César Lima e Silva, no Ministério da Justiça, por ele ser procurador de carreira.

O relator da ação, ministro Gilmar Mendes já adiantou que o STF tem posicionamento claro ao vetar nome de integrantes do Ministério Público para ocupar função no Executivo, conforme dispõe artigo 128 da Constituição.

Para o ministro, para Wellington César assumir o cargo de ministro da Justiça teria que se desligar completamente do cargo, pedindo demissão ou se aposentando.

A decisão do STF desta quarta, se aceita ou não a nomeação de Silva, pode interferir em Mato Grosso, já que no Estado tem três membros do MP ocupando cargos no Executivo, são eles: Fábio Galindo – promotor de Minas Gerais que atualmente está nomeado como secretário de Estado de Segurança Pública, Ana Luíza Ávila Peterlini – promotora de Justiça do Estado, nomeada no cargo de secretária de Estado do Meio Ambiente e a mais recente Maria Fernanda Correia da Costa, que atuava na defesa do Meio Ambiente em Várzea Grande e foi nomeada no cargo de secretária-executiva de Meio Ambiente do Estado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760