26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sexta-feira, 26 de Maio de 2017, 15:21 - A | A

Sexta-feira, 26 de Maio de 2017, 15h:21 - A | A

Redução

Com média de três assassinatos por dia, MT teve redução de 22% em homicídios

Redação VG Notícias

Reprodução e Ilustração

Arma de fogo

Com média de três assassinatos por dia MT teve redução de 22% em homicídios

Dados da secretaria de Estado de Segurança Pública aponta uma queda 22% em número de homicídios registrado de janeiro a abril 2017, os dados foram comparados com o mesmo período de 2016. Nesse quadrimestre foram registrados 320 homicídios dolosos contra 415 no ano passado. Contudo ainda são, em média, três assassinatos por dia em todo Estado.

Os números surpreendem devida a grande quantidade de ocorrências de mortes registradas no Estado nesse primeiro quadrimestre. No município de Sinop foi registrada a rebelião na Penitenciária de Ferrugem, em Colniza foi registrada chacina de 9 pessoas.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT), Rogers Jarbas, cada vez mais as Risps (Regiões Integradas de Segurança Pública) utilizam a análise criminal, e a integração ocorre nas regiões. “A Sesp tem dado suporte com o Ciopaer nas ações qualificadas. Há uma interação e uma integração cada vez maior, junto a grandes operações. Além disso, o trabalho ordinário de cada instituição tem colaborado na redução dos índices criminais. Temos procurado dar uma resposta rápida aos crimes e levado à prisão os criminosos”, explicou o secretário.

Segundo o secretário ainda que os números apresentem queda, a polícia está propondo ações para baixar ainda mais esses números. “Estamos num trabalho incansável para baixar ainda mais os índices criminais e estamos fazendo operações integradas, como a Bairro Seguro, de forma constante para trazer mais sensação de segurança à população”.

De acordo com a Sesp/MT, as Risp´s de Cuiabá, Sinop e Rondonópolis ainda registram os maiores índices de homicídios, sendo responsáveis por 14,7% (as duas primeiras) e 14,4% (Rondonópolis) dos casos de homicídios. São as regionais com o maior número de concentração populacional do Estado.
Já Risp de Barra do Garças, segundo a Sesp/ MT, registrou apenas dois homicídios no período de quatro meses. O mesmo ocorreu na região integrada de Segurança de Guarantã do Norte, com 6 casos de assassinatos no período.
Em Pontes e Lacerda, mesmos com problema com a ocupação irregular da Serra da Borda para a extração ilegal de ouro, a Risp que engloba nove municípios fronteiriços, registrou 10 assassinatos no período de quatro meses na região.


Investimentos em segurança

Na avaliação do secretário, a redução da violência tem ocorrido em decorrência dos investimentos do Governo do Estado na segurança pública. “Os investimentos proporcionaram planejamento de ações integradas de grandes operações e na análise criminal, ferramentas que não tínhamos. Se as forças de segurança não tivessem equipamentos, viaturas e efetivosnão teríamos condições de fazer grandes operações em todo o Estado”.

Um dos motivos que ajudaram na redução dos índices também foi a Operação Bairro Seguro. Já foram realizadas cinco ações em 2017. “A Bairro Seguro contribuiu sobremaneira, mas o trabalho ordinário das instituições, cumprindo suas missões constitucionais, também fez a diferença”.

(Com informações da assessoria Sesp/MT)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760