12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Segunda-feira, 25 de Março de 2013, 08:28 - A | A

Segunda-feira, 25 de Março de 2013, 08h:28 - A | A

Voluntariado: a face humana da solidariedade

O voluntário é um ser ímpar, diferenciado, porque ele é solidário e a solidariedade é a conduta e a ação mais nobre do espírito humano

Davis Sena Filho

 

O voluntariado é para mim a expressão máxima da solidariedade entre os homens e as mulheres. Poder-se-ia afirmar também que o voluntariado é o amor em toda sua essência, porque pessoas voluntárias são dignas da condição humana, porque cuidam de desconhecidos, sem, no entanto, receber remuneração e muito menos se preocupam em conquistar fama, dinheiro ou o reconhecimento da sociedade.

O trabalho voluntário é a mais nobre das ações laborais praticadas pelos entes humanos. O espírito cívico, a busca pelo bem-estar social é o que movem as pessoas, com a finalidade de fazer com que a cidadania se torne plena, justa e democrática para todos os cidadãos, principalmente aqueles que, por motivo ou outro, por questões circunstanciais de suas vidas, encontram-se em uma realidade dura e por isso difícil de enfrentar sem o importante apoio do voluntariado.

Contudo, não devemos esquecer que o trabalho voluntário requer o mesmo grau de profissionalismo e a mesma dedicação de um profissional remunerado. Do contrário, não se consegue desenvolver ações satisfatórias no que concerne ao atendimento às pessoas necessitadas. Por isso que existem milhares de entidades cadastradas, de diversas naturezas e perfis, em uma diversidade de tipos de trabalho e profissões, o que proporciona aos beneficiados ser atendidos por profissionais especializados e que sabem o que fazer para atender da melhor maneira possível a pessoa ou a comunidade que necessita de ajuda.

São médicos, enfermeiros, engenheiros, advogados, operários, construtores, militares, estudantes, técnicos em informática, professores, jornalistas, assistentes sociais, donas de casa, que se dedicam à causa voluntária em prol de vivermos em uma sociedade solidária, que enfrenta as adversidades e combate o egoísmo, a violência, o desdém, a avareza e a irresponsabilidade social. São pessoas valorosas que, conscientes de sua importância para a sociedade, tratam de dignificar suas vidas, ao dar a mão aos enfermos, aos abandonados, aos despossuídos, aos desalojados, às vítimas de violência e de injustiças e necessidades de todo tipo e gravidade.

Não é fácil ser voluntário. Tem de ter muito amor ao próximo e respeito e consideração para com aqueles que vivem momentos de fragilidade social e financeira. O voluntário é um ser ímpar, diferenciado, porque ele é solidário e a solidariedade é a conduta e a ação mais nobre do espírito humano. É quando o homem e a mulher se aproximam de Deus. Por isso, e por saber que o voluntariado é algo mais do que especial, eu termino este artigo com a seguinte frase: "A solidariedade e o voluntariado convertem em direito o que a caridade dá como favor".

 

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760