27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Segunda-feira, 06 de Outubro de 2014, 10:20 - A | A

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2014, 10h:20 - A | A

Nacional

Cinco ataques são registrados e sobe para 90 número de atentados em SC

Foi ateado fogo em casa e veículos; casa de policial foi alvo de tiros no Sul. Em Lages, um adolescente e um jovem foram detidos com combustível.

g1.com

Entre a noite de domingo (05.10) e a manhã desta segunda-feira (6), mais cinco ataques foram registrados em Santa Catarina. De acordo com boletim das 9h divulgado pela Polícia Militar (PM), no total, foram 90 atentados em 29 cidades e 16 apreensões de materiais suspeitos durante esta terceira onda de violência no estado. Foram detidas 56 pessoas, sendo 12 adolescentes. Um agente prisional aposentado e dois suspeitos foram mortos.

Os ataques iniciaram no dia 26 de setembro. Pelo menos oito bases policiais e cinco viaturas foram alvo, 23 casas de agentes de segurança já foram atacadas, além de quatro veículos particulares de agentes públicos. Do lado civil, foram 16 veículos particulares atacados, 39 ônibus foram incendiados, houve um ataque a uma casa particular e a um posto de combustível

Em Itajaí, por volta das 21h20, uma caminhonete e um caminhão foram incendiados no pátio da Secretaria de Obras enquanto estavam estacionados, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Um vizinho relatou à PM que avistou dois homens, que teriam iniciado o incêndio, deixando o local em duas motocicletas.

Por volta das 23h25, em Agrolândia, no Vale do Itajaí, um ônibus foi incendiado e as chamas danificaram outros dois. Eles estavam estacionados na Secretaria Municipal de Educação. Quando a PM chegou ao local, o ônibus já estava em chamas. Os outros dois veículos atingidos eram de transporte escolar.

CIDADES Nº DE ATAQUES

Agrolândia 1

Aranranguá 1

Balneário Camboriú 1

Balenário Piçarras 1

Balenário Rincão 1

Biguaçu 1

Blumenau 3

Camboriú 2

Campos Novos 2

Chapecó 2

Criciúma 4

Florianópolis 18

Gaspar 2

Governador Celso Ramos 1

Guaramirim 1

Imbituba 1

Itajaí 5

Itapema 2

Ituporanga 1

Joinville 8

Lages 3

Navegantes 1

Palhoça 10

Rio do Sul 2

São Bento do Sul 1

São Francisco do Sul 2

São José 6

Tijucas 2

Tubarão 5

TOTAL 90

A casa de um policial militar foi atingida por cinco tiros em Criciúma, no Sul, no mesmo horário. Abaixo do local onde havia as marcas dos disparos, o policial encontrou um projétil. Segundo informação de um vizinho, no momento dos disparos, foram vistos dois homens correndo.

Ocorrências de segunda-feira

Também em Itajaí, por volta de 0h15, um ônibus estacionado em um posto de gasolina próximo à rodoviária foi incendiado. Um vigia disse à PM que ouviu gritos dizendo que haviam jogado uma pedra no vidro do veículo e lançado dois coquetéis molotov. O segurança conseguiu conter as chamas.

Um carro Uno e uma casa foram incendiados no bairro Congonhas em Tubarão, no Sul, perto de 1h. A ocorrência começou quando foi colocado fogo no veículo dentro da garagem. Perto do automóvel, policiais militares encontraram um coquetel molotov. Perto das 3h, a PM foi informada de que, depois, a casa também foi incendiada. As chamas foram contidas pelos bombeiros.

No Norte do estado, em Guaramirim, houve um incêndio a caminhão por volta das 3h. Foram encontrados restos de um coquetel molotov dentro do veículo, que estava estacionado na frente da residência do proprietário. Um vigilante relatou à PM que dois homens de boné em um automóvel tentaram comprar gasolina em um posto, dizendo que precisavam ajudar um amigo. O caminhão ficou parcialmente queimado.

Reforços

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou em entrevista coletiva no sábado (4) em Florianópolis que será feita uma fiscalização rigorosa em todas as estradas de Santa Catarina como forma de combate à terceira onda de ataques no estado.

Na madrugada de sábado, 33 soldados da Força Nacional chegaram ao estado para atuar na segurança. No mesmo dia, 20 detentos foram transferidos para o Presídio Federal de Porto Velho (RO).

Ordem para os ataques

Durante entrevista coletiva no sábado, o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, disse que as afirmações sobre a ordem para os atentados ter vindo do presídio de Mossoró (RN), para onde foram transferidos outros presos durante a onda de ataques de 2013, não é confirmada. Segundo o delegado, a informação é baseada em gravações cujas origens ainda estão sendo investigadas. "Qualquer informação ainda é precipitada", disse ele.

Na quinta (02.10), o delegado responsável pela divisão de repressão ao crime organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Procópio Silveira Neto, havia dito que as ordens dos ataques partiram de presos transferidos de Santa Catarina para a Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Segundo ele, os apenados daquele estado se comunicam com os que estão na penitenciária catarinense de São Pedro de Alcântara. "[As ordens partiram] de Mossoró para São Pedro de Alcântara e daí se difundiram para rua", complementou.

Esta terceira onda de ataques, segundo a polícia, é coordenada pela mesma facção criminosa das duas anteriores. Em fevereiro de 2013, 37 homens, que estavam detidos em unidades prisionais catarinenses foram transferidos para o Rio Grande do Norte e três para Porto Velho. Eles foram movidos na intenção de desarticular a facção criminosa que estava em atuação na segunda onda criminosa, entre 30 janeiro e 3 de março daquele ano. Nesse período, ocorreram 114 atentados em 37 cidades catarinenses, segundo a PM. Antes, em 2012, ocorreu a primeira onda de atentados no estado, com 63 alvos de 18 a 11 de novembro.

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760