13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Internacional Quarta-feira, 22 de Julho de 2015, 13:47 - A | A

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015, 13h:47 - A | A

Cuidado com Medicação

Jovem morre após overdose acidental de paracetamol

Exame mostrou que vítima tinha em sua circulação sanguínea 65 microgramas de paracetamol

Extra

Uma adolescente britânica morreu após sofrer uma overdose acidental de paracetamol, substância química presente em medicamentos analgésicos e antitérmicos. Nesta quarta-feira, durante uma audiência judicial sobre a morte de Georgia Littlewood, de 17 anos, que aconteceu no último mês de março, uma legista afirmou que a jovem sofreu falência hepática aguda devido à toxicidade do remédio, que havia tomado para combater dores de cabeça. As informações são do jornal The Telegraph.

Um exame mostrou que Georgia tinha em sua circulação sanguínea 65 microgramas de paracetamol, dose três vezes maior da recomendada por médicos, de 20mcg. “Parece-me que Georgia não estava totalmente consciente do efeito tóxico do paracetamol, que pode se desenvolver num curto período de tempo. Não acredito que tenha sido um ato intencional da jovem para se ferir”, explicou a legista Mary Burke, que fez um alerta. “O paracetamol é um medicamento muito acessível, mas que pode ser extremamente perigoso. Há doses prescritas por médicos por uma razão. Se não segui-las, pode haver uma tragédia. Se você tomar uma dose maior que a recomendada, seu corpo pode não lidar bem com isso”.

De acordo com familiares, Georgia começou a passar mal no último dia 28 de março, quando tomou os comprimidos de paracetamol, saiu de casa e foi dormir com o namorado. De madrugada, ela voltou a se sentir mal, foi levada para um hospital, onde morreu, dois dias depois. Médicos atestaram que ela havia sofrido danos no fígado.

“Eu não acho que ela conhecia as dosagem correta de paracetamol que deveria tomar. Ela não poderia saber o efeito disso sobre ela”, disse a mãe da jovem, Joanne Littlewood.
Autoridades não devem apontar acusados pela morte de Georgia, já que esta é considerada acidental.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760