13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 16 de Março de 2016, 14:58 - A | A

Quarta-feira, 16 de Março de 2016, 14h:58 - A | A

Várzea Grande

SEMA barra construção de três condomínios de ex-vereador

Os três condomínios apresentaram problema de licenciamento, segundo a SEMA estadual

Lucione Nazareth/VG Notícias

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT) mandou embargar três empreendimentos em Várzea Grande pertencente à Construtora João de Barros de propriedade do ex-vereador  e atual presidente do DEM/VG, Gonçalo Ferreira de Almeida - popular Pente Fino -, por desrespeitar a lei estadual referente ao licenciamento da atividade.

De acordo com nota encaminhada pela SEMA-MT ao VG Notícias, foram embargados os seguintes conjuntos habitacionais – que ainda estão em processo de construção: Residencial Veneza Garden, localizado no bairro Água Vermelha; Residencial Vida Nova, localizado no bairro Vitória Régia; e o Residencial Isabel Campos, localizado na rodovia Mário Andreazza.

Conforme o superintendente de Fiscalização, major Fagner Nascimento, o empreendimento não respeitou a Resolução 85/2014 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) que define que os municípios podem licenciar condomínios horizontais de até 10 hectares. Acima disso, é competência da SEMA/MT licenciar.

Além disso, a Construtora João de Barro descumpriu parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre SEMA/MT e Prefeitura de Várzea Grande que também impõe essa mesma regra. “Esta é uma das condicionantes não respeitadas pelo empreendimento”, explicou Nascimento.

O superintendente explicou que agora vai aguardar a Construtora ingressar com sua defesa, e será analisado pelo setor jurídico do órgão. Enquanto a empresa não consegue uma decisão favorável à retomada das obras, a construção dos residenciais ficará paralisada por tempo indeterminado. Confira a nota da SEMA/MT no final da matéria.

Outro Lado – Em entrevista ao VG Notícias, Gonçalo Almeida, atribui a culpa a SEMA/MT e acusa de autoritarismo na questão do licenciamento.

O ex-vereador disse que ingressou com o pedido de licenciamento junto a SEMA/VG, na gestão do prefeito cassado Walace Guimarães (PMDB), que na época era comandada pelo secretário Versides Sebastião (PMDB), porque existia um “acordo” entre a Prefeitura e o governo do Estado referente concessão de condomínios.

“Existia um acordo entre a Prefeitura e SEMA/MT na concessão das licenças. Contratei um técnico e ele ingressou com pedido de licença junto a SEMA/VG agora a SEMA/MT disse que nós entramos com pedido de forma equivocada e embargou a obra. Mas, ninguém errou, e a SEMA/MT é muito autoritária nesse fato. Já ingressamos com um mandado de segurança na Justiça para fazer valer essa nossa licença conseguida junto a Prefeitura. Enquanto isso, eu estou sendo prejudicado com os meus funcionários e a obra por si toda parada”, declarou Gonçalo.

Já a secretária Municipal de Meio Ambiente, Hellen Farias, disse à reportagem do VG Notícias, que está aguardando a SEMA/MT solicitar os processos ao município para encaminhá-los. Helen não quis dar mais detalhes sobre o processo, alegando desconhecer os motivos do embargo.

“Preciso aguardar a SEMA solicitar os processos. Até agora não tenho conhecimento de quais os condomínios foram embargados. Somente a partir do momento que for notificada é que vou saber o que houve realmente”, justificou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760