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Cidades Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015, 21:36 - A | A

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015, 21h:36 - A | A

Procon

Energia lidera ranking de reclamações em MT

Estado registrou 2.935 atendimentos em agosto deste ano.

Gcom/MT

O Procon do Estado registrou 2.935 atendimentos em agosto deste ano. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.398 registros, enquanto que pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 537 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.139 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 424 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 353 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, 225 reclamações.

Com 450 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 183 procedimentos para a categoria “Banco comercial”, 93 para “Cartão de Crédito” e 51 para “Financeira”.

Já o setor “Produtos” está em terceiro lugar no ranking com 373 atendimentos: 71 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 26 para “Eletroeletrônico Importado” e 21 procedimentos para as categorias “Microcomputador/Produtos de Informática”.

A área de “Serviços Privados” registrou 359 atendimentos, ficando com quarta posição no ranking. Destes, foram 151 reclamações para a categoria “TV por Assinatura”, 41 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc) e 33 para “Informática”.

Em quinto lugar está o setor “Saúde”, que registrou 44 reclamações: 17 para “Plano de Saúde Regulamentado”, oito para “Plano Odontológico” e quatro para “Convênio Assistência Médica/Odontológica”. O setor “Habitação” ocupa o sexto lugar com 25 reclamações. Na última posição está a categoria “Alimentos”, como oito registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online - Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 537 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 298 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 96 reclamações; em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 92 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 18 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 14 reclamações, seguido de “Transportes”, que com nove registros ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com cinco reclamações, e na oitava posição “Turismo/Viagens”, com três registros. As áreas “Educação” e “Saúde” registraram uma reclamação cada. Já as categorias “Água, energia e gás”, “Alimentos” e “Habitação” não tiveram nenhuma reclamação registrada no mês de agosto.

Serviço  - O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto do Ganha Tempo o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações pelos telefones 151 ou 3613-8500.

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