26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 01 de Setembro de 2015, 13:32 - A | A

Terça-feira, 01 de Setembro de 2015, 13h:32 - A | A

DENÚNCIA

GAECO e DEFAZ estão na “cola” de empresa que faz leitura de hidrômetro em VG

A empresa foi denunciada por possível superfaturamento em 150% de suas medições e possível fraude no código de barra

Rojane Marta & Edina Araújo/VG Notícias

A empresa Cosmotron Construtora e Saneamento Ltda, que presta serviços técnicos especializados de gerenciamento e operação de ações comerciais para o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), desde 2010, está na “mira” do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Promotores que atual no Gaeco, solicitaram informações ao promotor de Justiça, Luciano André Viruel Martinez, titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, quanto a inquéritos instaurados pela Promotoria contra a empresa.

Além disso, o Gaeco quer saber os procedimentos que tratam de fatos relacionados ao Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, referente a possíveis irregularidades no Contrato nº 010/2010 firmado pelo DAE com a empresa Cosmotron.

A empresa foi denunciada pelo VG Notícias por possível superfaturamento em 150% de suas medições. Conforme a denúncia, para receber pelos serviços prestados, a empresa elaborava uma planilha de medição, onde constava número superior de servidores contratados, com salários acima do que de fato a empresa pagava aos funcionários.

O possível “esquema” foi constatado por anúncios de empregos ofertados pela empresa no Sistema Nacional de Empregos (Sine), e confirmado por meio de holerite de um servidor, apresentado na denúncia ao VG Notícias. Clique Aqui e confira matéria relacionada.

A Cosmotron também é alvo de investigação pela Delegacia Fazendária por suposta fraude em código de barra na fatura de água.

Fonte do VG Notícias revelou que a denúncia na Sefaz, diz respeito à alteração no código de barra, onde parte de o valor seria creditado em uma conta diferente da conta bancária do município.

A denúncia está em fase de investigação e tramita em segredo de Justiça, afirmou fonte. Ainda segundo a fonte, as investigações estavam sendo comandadas pelo delegado “Gian Marco Pacolla”, mas após ele ter sido removido para a Delegacia do Meio Ambiente (Dema), tem outro delegado comandando a frente do trabalho.

Além disso, a fonte assegurou que a empresa pertence ao ex-secretário de Estado, Geraldo de Vitto, embora não conste oficialmente o nome dele no contrato social registrado na Junta Comercial. Ainda conforme denúncia, recentemente, De Vitto esteve no DAE para renegociar o contrato, que teve redução de quase 50% na atual gestão.

Outro Lado – Ao VG Notícias, o atual presidente do DAE/VG, Eduardo Vizotto, informou que quando assumiu a autarquia fez uma auditoria em todos os contratos, inclusive o da Cosmotron, e que de fato constatou valores elevados do preço de mercado. Ele afirmou que os valores foram reeditados, e em comum acordo com a empresa conseguiu reduzir em 50% o valor contratual, e por isso, que a empresa continua prestando serviço ao órgão até que faça nova licitação.

A reportagem do VG Notícias entrou em contato com a empresa, porém, ninguém atendeu as ligações e até o fechamento da matéria não houve retorno.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760