26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 05 de Outubro de 2016, 15:57 - A | A

Quarta-feira, 05 de Outubro de 2016, 15h:57 - A | A

Multa

Em MT, agressores contra mulheres serão multados

Rojane Marta/VG Notícias

O governador Pedro Taques (PSDB) sancionou e publicou a Lei 10.449/2016, de autoria do deputado Gilmar Fabris (PSD), que cria mecanismo de inibição da violência contra a mulher no Estado, por meio de multa contra o agressor em caso de utilização de serviços prestados pelo Estado.

“Fica instituída multa contra o agressor toda vez que os serviços prestados pelo Estado forem acionados para atender mulher ameaçada ou vítima de violência” diz artigo segundo da lei.

Segundo a lei, responderá pela multa o autor do ato, da ameaça ou da violência contra a mulher que der causa ao acionamento dos serviços prestados por órgãos ou agentes públicos. Qualquer pessoa que tiver conhecimento de ameaça ou violência contra a mulher poderá acionar o serviço público.

Deverá considerar acionamento do serviço público qualquer deslocamento ou serviço efetuado por agentes dos órgãos públicos indicados abaixo para assistência de qualquer natureza à vítima: Serviços de Identificação e Perícia (exame de corpo de delito); Serviço de Busca e Salvamento; Serviço de Policiamento; Serviço da Polícia Judiciária; Requisição de Botão do Pânico e serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Ficará a cargo do Poder Executivo fixar o valor e os procedimentos para a aplicação da multa. “Os valores auferidos por meio das cobranças de multas referidas nesta Lei serão aplicados em políticas públicas voltadas à redução da violência contra a mulher” cita norma.

A Lei será regulamentada no prazo de 120 dias após a sua publicação.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760