26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Sábado, 01 de Outubro de 2016, 12:00 - A | A

Sábado, 01 de Outubro de 2016, 12h:00 - A | A

Gonçalo Pinto de Godoy

Obra abandonada de unidade de saúde vira motel para jovens em VG, afirma denúncia

Lucione Nazareth/VG Notícias

Internauta

Gonçalo Pinto de Godoy

 

As obras paralisadas da Unidade Básica de Saúde (UBS), Gonçalo Pinto de Godoy, no bairro São Matheus, em Várzea Grande, está tirando o sono dos moradores da região.

O local que está parado desde a gestão do ex-prefeito, Walace Guimarães (PMDB), segundo denúncia, serve de esconderijo de assaltantes, ponto de drogas e como motel para os jovens na região.

Além disto, moradores denunciam que é grande a concentração de lixo e criadouro de mosquito da dengue. “Os marginais quebram tudo. Sobem na construção e ficam apedrejando as casas da rua”, alerta uma moradora.

Ainda segundo ela, dois paredões do andar de cima da obra já caíram e o local continua sem a atenção do Poder Público.

Obra - A unidade de Saúde estava na lista da Prefeitura em julho de 2013, com liberação de R$ 8 milhões de recursos Federais para a Saúde. Contudo, há mais de dois anos, os moradores não veem avanço nas obras.

Outro Lado –A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da assessoria de comunicação, enviou nota explicando que a obra está paralisada e sem prazo para sua retomada devido à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), por irregularidades em sua construção. Conforme o órgão, apenas com autorização do TCU que as obras podem ser retomadas.

Já referente à questão de vigilância no local, para a não depredação do patrimônio público e nem para que vireesconderijo de assaltantes, a pasta explicou que conta com apoio da Guarda Municipal para monitorar o local, pois é inviável colocar alguém para vigiar a obra 24 horas por dia.

Já o secretário de Defesa Social de Várzea Grande, Alexander Maia, em entrevista ao VG Notícias Impresso disseque não dispõe de efetivo da Guarda Municipal para monitorar obras da Prefeitura em construção, como caso de escolas e unidades de saúde, e que vem recomendando que as respectivas pastas responsáveis pelas obras coloquem em seus orçamentos a contratação de vigilantes para esses locais.

“Não dá para ter Guarda qualificado para fazer a vigilância desses tipos de prédios públicos. Realizamos hoje ronda escolar, rondas nos postos de saúde, policlínicas, no Pronto-Socorro e na UPA do Ipase, e fora que realizamos um monitoramento em vários bairros, sendo um deles o São Matheus. Nesse sentido estamos orientando para que as Secretarias tenham dentro do seu orçamento recursos para contratar vigilância patrimonial e evitar a invasão ou depredação desses prédios em fase de construção”, declara Maia.

Confira nota na íntegra da Secretaria Municipal de Saúde:

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informa que a obra de construção da Unidade Básica de Saúde Gonçalo Pinto de Godoy (UBS São Matheus) está paralisada por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).

A medida foi tomada porque foram constatadas irregularidades nas medições da obra. Ou seja, divergências entre os valores pagos pela gestão anterior e o percentual executado pela empresa responsável, a Faria Construção Civil Ltda e Construtora EPP, vencedora do Pregão Presencial 01/2014.

Dessa forma, para retomar a obra a Prefeitura de Várzea Grande e Secretaria Municipal de Saúde dependem da autorização do Tribunal de Contas da União. O órgão precisa emitir um parecer favorável ou contrário já que a maior parte dos valores usados na construção da unidade de saúde são recursos federais provenientes do Ministério da Saúde.

Uma auditoria está em curso para identificar os responsáveis pelas irregularidades. Enquanto isso não ocorrer, os órgãos de controle federal não autorizam a retomada da obra já que precisam atribuir responsabilidades aos antigos gestores. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que precisa do apoio da Guarda Municipal para monitorar o local, pois é inviável colocar alguém para vigiar a obra 24 horas por dia.

Álbum de fotos

Internauta

Internauta

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760