26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016, 14:17 - A | A

Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016, 14h:17 - A | A

Invasão

Famílias invadem conjunto habitacional em VG; Casas fazem parte do PAC

Lucione Nazareth/VG Notícias

Reprodução

Ikaray

 

Algumas famílias invadiram na semana passada unidades habitacionais, localizadas no bairro Ikaray, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A informação é do secretário de Defesa Social de Várzea Grande, Alexander Maia.

De acordo com ele, sem apontar o número exato de famílias, pessoas que já tinham invadido as casas em outra oportunidade voltaram a ocupar os imóveis na sexta-feira (09.09).

“A Guarda Municipal foi acionada para fazer a retirada dessas famílias das casas localizadas na região do Ikaray. Temos informações que eles já tinhaminvadido os imóveis em outra oportunidade, e segundo eles, pela demora na entrega das casas voltaram a ocupar o lugar de forma indevida na sexta. Realizamos um trabalho tranquilo, e todas as pessoas saíram passivamente do local”, relatou Maia.

Sobre as casas relacionadas ao recurso do PAC, o assessor especial de gabinete, Olindo Pasinato, ligado à coordenação de projetos do PAC no município, informou que as 36 unidades educacionais do Ikaray já deveriam ter sido entregues para as famílias contempladas, mas que isso não ocorreu ainda porque falta a empresa Energisa fazer instalação da rede elétrica no local.

“Essas casas já eram para ter sido entregues, mas só não ocorreu porque faltou a Energisa ligar a energia elétrica, e eles prometeram ligar nesse mês de setembro. Infelizmente as pessoas não estão tendo paciência e por isso invadiram lá”, explicou o gestor.

Ele justificou ainda que o processo de entrega das casas é demorado e tudo é acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF). “Eles (MPF) tem que ir com a gente para derrubar a casa das pessoas que moram em área de risco e que foram contempladas com as casas do PAC. Tem todo um processo. Agora a população não espera, e acontece isso aí. Isso não é correto” declarou Olindo.

Ainda segundo ele, as pessoas que estão invadindo e não constam na lista dos contemplados, que conforme ele, foi analisada pela Caixa Econômica Federal e passou pelo Conselho das Cidades, não terá direito a unidade habitacional.

As casas – De acordo com Olindo Pasinato a construção das 36 casas faz parte do pacote de obras do PAC em Várzea Grande, no valor de R$ 403 milhões. O projeto consta a construção de 270 unidades habitacionais, sendo 98 na região do bairro Ikaray e outras 172 para o bairro São João, o qual está previsto um investimento de R$ 8.647.837,98 milhões.

As obras iniciaram em 2014 na gestão de Walace Guimarães (PMDB), mas somente foram conclusas esse ano. A empresa responsável pela execução da obra foi a Material Forte Incorporadora Ltda, que tem sua sede em Juína (a 737 km de Cuiabá).

As 270 casas que estão sendo construídas por meio do PAC serão destinadas exclusivamente para pessoas que moram em áreas de riscos da cidade.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760