26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 14:09 - A | A

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 14h:09 - A | A

MPF

Inconformidades na obra do viaduto da UFMT são investigadas

Lucione Nazareth/VG Notícias

Mayke Toscano/Secom-MT

Viaduto da UFMT

 

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar as providências adotadas pelo governo do Estado para corrigir as não conformidades na execução do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Jornalista Clóvis Roberto-, por onde passaria o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A obra custou cerca de R$ 23 milhões aos cofres públicos, e foi um dos projetos da gestão Silval Barbosa (PMDB), que apresentaram problemas estruturais, como erros nas vigas, falta de projeto de drenagem, entre outras patologias já foram detectadas no elevado.

Segundo o procedimento do MPF, o órgão visa averiguar as circunstâncias acerca dosuposto defeito nospilares 04 e 08 da linha II do viaduto da UFMT.

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) foi oficiada e informou que a obra integra o conjunto de obras de mobilidade urbana realizadaspara a Copa do Mundo 2014. Noticiou que foram detectadas inconformidades nospilares, contudo, registrou que como a contratação da empresa responsável, Consórcio VLT, deu-se pelo Regime Diferenciado de Contratação – RDC, modalidade contratação integrada, não haveria ônus adicional aos cofres públicos, nem atraso ao cronograma prefixado.

Por conta disso, a procuradora da República, Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani, instaurou inquérito civil para apurar os fatos e encaminhou ofício a Superintendência da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, para que preste informação sobre as providências adotadas e se a desconformidade foi corrigida.

Além disso, foi encaminhado ofício ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT), pedindo informações se o órgão acompanhou as providências adotadas pelo Estado para corrigir as não conformidades, e caso positivo, solicitando que esse remeta ao MPF os laudos produzidos.

Outro Lado – A assessoria da Secretaria de Estado de Cidades, que ficou responsável pelas obras da Copa após extinção da Secopa, informou que ainda não foi notificada sobre o inquérito civil, e garantiu que os reparos nos pilares já foram realizados para corrigir as conformidades.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760