26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 21 de Junho de 2015, 20:02 - A | A

Domingo, 21 de Junho de 2015, 20h:02 - A | A

Parque do Fancho em VG receberá ações para atrair visitantes e desportistas

A prefeita Lucimar Campos disse que pretende aumentar a frequência de visitantes, turistas e desportistas com ações públicas simples, mas eficazes com a união das pastas.

Redação VG Notícias com Secom/VG

O Parque Municipal Tanque do Fancho em Várzea Grande, receberá ações para tornar mais atrativo para práticas esportivas, de lazer e acesso a serviços públicos. Na manhã desse sábado (20.06), diversos secretários municipais participaram junto com a prefeita Lucimar Campos (DEM) de uma reunião técnica no local, para definirem ações que serão desenvolvidas no parque para atrair mais a população várzea-grandense.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma/VG), será a responsável pela coordenação das atividades.  Colocar placas nas árvores com identificações de espécies exóticas, reflorestamento com espécies nativas em áreas degradadas, identificação de pontos de nascentes das águas, distribuição de pontos de bebedouros e torneiras, seriam as primeiras ações a serem desenvolvidas no parque.

Também constam entre as propostas, estudos para instalação de sanitários públicos, alertas advertindo para o não lançamento de resíduos em locais inadequados e que possam comprometer a estrutura do parque, aumentar o horário de rondas da guarda municipal e no sistema de parceria das pastas, oferecerem serviços de ações sociais e de cidadania nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, assistência social, esporte, lazer e cultura, bem como a manutenção da limpeza e iluminação.

A prefeita Lucimar Campos disse que pretende aumentar a frequência de visitantes, turistas e desportistas com ações públicas simples, mas eficazes com a união das pastas.

“Todas as secretarias unidas em torno do Parque do Fancho é possível extrair ideias novas dentro do objetivo de incentivar a população de fazer deste parque, realmente, uma área de lazer e de encontro de famílias, onde as crianças recebam recreações e ações educativas”, enfatizou Lucimar.

A proposta da prefeita é iniciar as atividades, que foram discutidas nessa manhã, já no período do início das férias escolares de julho, dia 11. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente será coordenadora do projeto de atividades a ser praticado neste período. A Secretaria Municipal de Educação poderá desenvolver atividades coletivas com os alunos, como brincadeiras, gincanas, oficinas de práticas ambientais dentre outras ações.

A Secretaria de Saúde poderá contribuir com realização de serviços das áreas técnicas de alimentação saudável, epidemiológica, saúde da criança, idoso e adolescente, no fornecimento de informações, prevenção a doenças bem como aferição de pressão, teste de glicemia e medição de índice de massa corpórea.

Outra proposta, dentro do programa Saúde da Família é fomentar informações sobre medicina popular no uso de plantas medicinais, além de ofertas de serviços de inclusão social das várias pastas da administração pública.

Para que a Secretaria de Meio Ambiente formule o projeto, todos os secretários das pastas em companhia da prefeita Lucimar Campos, percorreram toda a área do parque na identificação e supervisão para a formação de ações associadas viáveis que serão desenvolvidas nesta área, respeitando a Lei Ambiental e a ocupação do local.

Tanque do Fancho: Uma Área de Proteção Ambiental (APA). Foi criado pelo Decreto Municipal N° 20 de 4 de junho de 1996, e possui uma área de 4.979ha, localizado na Avenida Castelo Branco S/N, no bairro Água Limpa, Paço Municipal Couto Magalhães. É uma unidade de conservação ambiental devido ao excepcional potencial ambiental e paisagístico, com presença de maciços de vegetação, cursos d’água ou nascentes, e de rica flora e fauna.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760