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Cidades Quarta-feira, 03 de Junho de 2015, 16:45 - A | A

Quarta-feira, 03 de Junho de 2015, 16h:45 - A | A

Ajuda

Dilmar visita Pronto-Socorro de VG, reconhece problemas e se compromete com melhorias

Acompanhado pelo diretor do PSMVG, Ney Provenzano, e pelo superintendente, o médico ortopedista Rafael Curvo, Dilmar visitou todas as alas da unidade hospitalar

Assessoria

Melhorias na equipe médica com a contratação de especialistas, aquisição de medicamentos e reparos na infraestrutura foram as primeiras medidas adotadas pela prefeita Lucimar Campos (DEM), para humanizar o atendimento oferecido pelo Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG).  As melhorias foram constatadas pelo deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM), que visitou a unidade de saúde esta semana.

Acompanhado pelo  diretor do PSMVG, Ney Provenzano, e pelo  superintendente, o médico ortopedista Rafael Curvo, Dilmar visitou todas as alas da unidade hospitalar, onde pode conversar com pacientes e observar os problemas  que a saúde pública da segunda maior cidade de Mato Grosso ainda encontra. Pacientes instalados de maneira provisória nos corredores  por falta de leitos de enfermagem é uma das dificuldades mais aparentes, somadas a pouca quantidades de UTI.

De acordo com Ney Provenzano, um dos maiores absurdos encontrados pela equipe gestora foi a existência de duas máquinas industrial de lavar, novíssimas (com valor estimado em cerca de R$250 mil), sem o motor. Macas para paciente e uma UTI neonatal  nova também estavam sem utilidade nesta sala, cuja porta se encontrava lacrada.  Na UTI adulto, outro descaso deixado pela antiga administração, dois leitos estavam inutilizados em razão de uma goteira, que danificou o piso e estragou os respiradores.

“Fizemos um pequeno investimento onde conseguimos recuperar dois leitos de UTI, prova de que bastava gestão e vontade política para resolver algumas situações emergenciais. Outro  exemplo vem da enfermaria, onde  oito leitos estavam lacrados há meses  por problemas nas descarga sanitária. Também conseguimos  agilizar de forma rápida e barata”, afirmou o diretor administrativo.

Buscando colaborar na solução das dificuldades encontradas pela nova gestão, Dilmar Dal’ Bosco colocou-se como ponte junto ao empresariado da baixada cuiabana na  busca por  doações. O deputado também comprometeu-se em agendar uma reunião com o governador Pedro Taques (PDT) e o secretário de Saúde, Marco Bertúlio, para debater os repasses do Estado.

“Não há como arrumar, em menos de 30 dias, uma estrutura como essa que vem sendo desprezada por seus administradores há mais de uma década. O Pronto-Socorro de Várzea Grande atende a população de todo Mato Grosso e precisa de atenção especial do Estado. Também me comprometi em procurar o  empresariado  da baixada para doação de materiais essenciais como cadeiras de roda, macas e demais produtos de consumo”, comprometeu-se o parlamentar.

Com a troca de comando uma coisa pode ser constatada, a volta da esperança no olhar dos usuários do PSMVG. A dona de cassa Clauce Bordin é um exemplo disso. Em conversa como deputado  Dal’ Bosco,  ela se mostrou satisfeita com o atendimento oferecido ao seu esposo, vítima de acidente com motocicleta. “Ele está internado há menos de uma semana e a equipe médica já marcou a cirurgia ortopédica. Eu, que sempre venho ao Pronto Socorro, sei que essa agilidade, em outros tempos,  seria quase impossível”, afirmou.

O médico Rafael Curvo ressaltou  que, além das dificuldades  estruturais, a unidade de saúde ainda enfrenta  outro problema: a baixa condição  de renda da população local. De acordo com o superintendente,  o PSMVG recebe pessoas que se queixam de uma dor de cabeça, até fraturas expostas e problemas cardíacos. Ele  afirma que um dos fatores para que esses pacientes não recorram  as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) deve-se ao fato de que,  no local, internos e acompanhantes recebem três refeições diárias.

“Muitas pessoas vêm até aqui em busca de alimentação de qualidade. Nossa cidade passa por muitos problemas sociais e aqui é o espelho disso tudo. Seguimos a orientação da prefeita Lucimar de humanizar o atendimento e as melhorias que adotamos já resultaram em maior satisfação por parte dos funcionários e esperança para os pacientes”, concluiu Curvo.

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