26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Copa do Mundo Quarta-feira, 16 de Julho de 2014, 17:20 - A | A

Quarta-feira, 16 de Julho de 2014, 17h:20 - A | A

Argentinos

Consulado socorre 100 argentinos sem dinheiro para deixar o Rio

Até terça-feira (15), o consulado arcou com a passagem de 49 'hermanos'. Em alguns casos é oferecido auxílio para alimentação básica na viagem.

g1.com

Sem dinheiro para voltar para casa, dezenas de argentinos têm recorrido ao Consulado Geral da Argentina no Rio para pedir ajuda. De acordo com o cônsul adjunto Raul Ailan, até esta terça-feira (15.07) foram repatriados 49 visitantes. A expectativa, segundo ele, é que este número dobre nos próximos dias.

“O consulado está providenciando passagens rodoviárias para estas pessoas. A gente faz uma avaliação caso por caso para oferecer a ajuda”, contou Raul Ailan. Ele acredita que com a saída dos argentinos que estavam acampados no Terreirão do Samba, no Centro do Rio, a demanda por repatriação seja mantida nos próximos dias.

O cônsul adjunto revelou que alguns argentinos não têm mais dinheiro sequer para se alimentar. “Dependendo do caso oferecemos ajuda para comprar alimentação básica, água e sanduíche, para que eles se alimentem durante a viagem de volta até a Argentina”, contou. Segundo ele, o valor deste auxílio gira em torno de R$ 20.

Perda de documentos

A maior demanda dos argentinos ao Consulado no Rio durante a Copa foi por documentos de identificação perdidos. De acordo com o cônsul adjunto Raul Ailan, até a semana passada foram 294 registros policiais, que incluem perdas, furtos e roubos. “Desde então este número cresceu exponencialmente. A gente recebeu muitas notificações da Polícia Civil, mas ainda não tivemos como computar. Seguramente passa de 600 casos”, contou.

O cônsul adjunto destacou que a maioria dos casos é de furto. “Foram pouquíssimos os casos de roubo, de assalto violento com arma”, disse. Para quem perdeu os documentos pessoais o Consulado fornece um documento provisório para que a pessoa possa deixar o país e ingressar na Argentina.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760