Pelo menos 171.325 tentativas de fraude foram registradas no mês de maio deste ano no país, uma alta de 9,4% em relação a abril deste ano, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor, divulgado nesta sexta-feira (20).
Isso representa uma tentativa de fraude a cada 15,6 segundos no país.
Já na comparação do acumulado do ano (janeiro a maio de 2014 contra o mesmo período de 2013), o indicador registrou queda de 1,8%. Em relação a maio de 2013, houve queda de 2,9%.
Telefonia e serviços são os mais afetados
O setor de Telefonia respondeu pela maioria dos registros (64.329), totalizando 37,5% das tentativas de fraude realizadas em maio de 2014, queda em relação aos 37,9% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013.
O setor de serviços --que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral como salões de beleza e pacotes turísticos-- teve 54.823 registros, equivalente a 32% do total. No mesmo período no ano passado, este era o setor respondeu por 33% das ocorrências.
Já o setor bancário é o terceiro do ranking de registros em maio de 2014, com 34.632 tentativas de fraude, 20,2% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 19,9% dos casos.
O segmento varejo teve 14.364 mil tentativas de fraude, registrando 8,4% das investidas contra o consumidor em maio de 2014, alta em relação aos 7,6% observados em maio de 2013. O ranking de tentativas de fraude de maio de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,9%).
Entre as principais tentativas de golpe apontadas pela Serasa está a emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares com documentos falsos, abertura de conta bancária, compra de automóveis e abertura de empresas.