26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013, 10:30 - A | A

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013, 10h:30 - A | A

Fossa céu aberto

Fossa séptica do Pronto-Socorro de Várzea Grande está céu aberto; Servidores da Unidade de Saúde são obrigados a inalarem o mau cheio

A fossa está aberta, apenas cercada por frágeis tapumes, que já foram quebrados por usuários de entorpecentes, que usam o local para consumo de drogas e sexo.

por Edina Araújo/VG Notícias

Desrespeito é a única palavra para definir a atitude do prefeito Walace Guimarães (PMDB), e da primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Jaqueline Guimarães (PMDB), em relação à saúde em Várzea Grande, considerada a 8ª pior do país.

Há mais de 90 dias, a empresa Carvalho e Carneiro, a mesma que passou de “venda de sapato a construtora” e venceu uma licitação milionária na gestão de Walace Guimarães, abriu a fossa séptica do Pronto-Socorro do município - e deixou a céu aberto – exalando mau cheiro e colocando a saúde dos próprios servidores em risco – já que precisam passar pelo local para entrar na Unidade de Saúde. Se não bastasse, em frente das fossas abertas, tem um hotel, que precisa suportar o descaso por parte da atual gestão.

A fossa está aberta, apenas cercada por frágeis tapumes, que já foram quebrados por usuários de entorpecentes, que usam o local para consumo de drogas e sexo. A reportagem do VG Notícias entrou em contato com a vigilância Sanitária do município, para falar sobre o caso, mas a responsável estava em reunião e até o momento não retornou a ligação.

O problema é tão grave, que na própria administração do município não se entendem e há um “jogo de empurra”. De um lado, o diretor do Pronto-Socorro, Renato Tetilla, afirma que a obra é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do município (Sinfra/VG). Por sua vez, o secretário da Sinfra, Gonçalo de Barros, diz que não é problema de sua pasta, que é da Secretaria de Saúde. No entanto, a reportagem não consegue contato com a secretária Jaqueline Guimarães, que está blindada para não atender a imprensa.

Denúncia - O vereador de Várzea Grande, Pery Taborelli (PV), já denunciou o mesmo problema e solicitou explicação a secretária municipal de Saúde, ao prefeito Walace Guimarães e ao diretor do Pronto-Socorro, e até o momento nenhuma satisfação e previsão para conclusão da obra foi passada.

“Já encaminhamos a denúncia ao Ministério Público sobre este caso. Vamos levar ao conhecimento da Ouvidoria do SUS para ver se quem sabe alguma coisa pode ser feita. Várzea Grande está nas mãos de pessoas que não tem nenhum comprometimento com a saúde da população, só falácia. A saúde está cada vez pior. Mesmo sendo gestão plena, o caos se instalou na cidade e parece que não há vontade política de solucionar o problema”, desabafou Taborelli.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760