26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Quinta-feira, 22 de Agosto de 2013, 09:50 - A | A

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2013, 09h:50 - A | A

Saúde

Para justificar caos no Pronto-Socorro de VG, Walace repete discurso de antigos gestores e afirma que unidade é o único que atende de portas abertas no Estado

por Izabella Araújo/VG Notícias

Durante a posse dos aprovados na área da saúde no Concurso Público da Prefeitura de Várzea Grande, na tarde desta quarta-feira (21.08), o prefeito, Walace Guimarães (PMDB) aproveitou a solenidade para defender sua gestão e a saúde no município.

Assim como o discurso do ex-gestor, Sebastião dos Reis Gonçalves (PSD) – Tião da Zaeli, o peemedebista enfatizou que o Pronto-Socorro de Várzea Grande é o único a atender de portas abertas no Estado, aumentando assim a demanda na unidade hospitalar.

“Se eu pudesse fechar as portas e atender somente aos 198 pacientes, o corredor do Pronto-Socorro não estava cheio, se está cheio é porque ali é porta aberta, porta escancarada, e não diz “não” a nenhum paciente do município de Várzea Grande e do Estado de Mato Grosso. Eu particularmente, como funcionário que fui daquele Pronto-Socorro e sou do município, sou fiel defensor que as coisas têm que melhorar, mas, que o Pronto-Socorro de Várzea Grande presta relevantes serviços a sociedade”, declarou.

Walace afirmou ainda ser o responsável pela criação da maternidade da unidade hospitalar e das cirurgias ortopédicas em 1998, no cargo de diretor clínico.

“Quando fui do Pronto-Socorro de Várzea Grande em meados de 1998, não existiam cirurgias ortopédicas e a maternidade fechada. Eu criei cirurgias ortopédicas e abri a maternidade, voltei agora como prefeito, a maternidade praticamente fechada, hoje tem a maternidade, com 25 leitos”, contou.

Ainda sobre as cirurgias ortopédicas realizadas no hospital, Walace disse que desde quando assumiu, o PS aumentou as transferências ao Hospital Metropolitano e diminuiu o tempo de espera dos pacientes.

“No Pronto-Socorro reativamos a cirurgia ortopédica, praticamente transferimos quase 80 pacientes por mês para o hospital Metropolitano, de janeiro pra cá a média de transferência estava sendo de oito pacientes por mês. A média de um paciente de traumatologia no Pronto-Socorro de Várzea Grande era de 60 dias, às vezes até 90 dias, hoje a média de permanência, acredito eu que está de 30 para baixo, nossa média é de 15 dias, mas sabemos que uma série de fatores interfere”, finalizou Walace.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760