26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 14:13 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 14h:13 - A | A

Denúncia

Falta de água nos bairros de VG revolta moradores; “Deus fez a água e o diabo criou o DAE” diz faixa anexada em residência do bairro Jardim Itororó

Os Moradores do bairro Jardim Itororó em Várzea Grande, reclamam da falta de água na região. De acordo os moradores, há mais de oito anos eles vêm sofrendo com constantes falta de água.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os Moradores do bairro Jardim Itororó em Várzea Grande, reclamam da falta de água na região. De acordo os moradores, há mais de oito anos eles vêm sofrendo com constantes falta de água.

Conforme os moradores, na região têm o encanamento de água, os hidrômetros, mas muitos deles não têm o principal: a água na torneira. Segundo o morador João Antônio Ferreira, os moradores sofrem com a falta de água já há muito tempo, e na época de eleição muitos candidatos vão até o bairro prometem resolver o problema, mas até agora nada se faz pelos moradores da região.

De acordo com ele, todos que residem no bairro e possuem hidrômetros recebem todo o mês do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) as contas em sua residência, porém, quase nunca usufruem do serviço.

“Falta água no bairro e quando chega é uma lavagem. Não dá para usar a água para fazer nenhum tipo de serviço, muito menos consumi-la”, disse João Antônio.

Revoltado com a péssima qualidade de serviço ofertado pelo DAE/VG, o morador ingressou com uma representação no Ministério Público contra o órgão. “Além de não oferecer um serviço de qualidade, eles estão me acusando de roubar água. Eu que pago todas as minhas contas em dia. Já até registrei um Boletim de Ocorrência contra eles”, revelou o morador, indignado com a situação.

Conforme ele, para não ficar sem água, os moradores são obrigados a recorrer aos caminhões pipas que passam pelas ruas dos bairros oferecendo o serviço a comunidade. O serviço é oferecido nos valores que variam de R$ 120 a R$ 180, valor que muitas pessoas não têm condições de desembolsar para encher suas caixas com água.

Ele denuncia ainda, que a escola municipal Dirce Leite de Campos e a policlínica do Marajoara – que ficam nas imediações do bairro-, também ficam dias sem receber o serviço, sendo que a escola já chegou a suspender as aulas por falta de água. Tanto a escola quanto a policlínica também encontram nos caminhões pipas a “solução” para resolver o problema de falta de água no bairro.

Como protesto, João Antônio colocou em frente da sua residência faixas com os dizeres: “O DAE oferece grátis o curso de: lavar roupa, limpar casa, cozinhar e tomar banho à seco – apoio Prefeitura de Várzea Grande/Deus fez a água e o Diabo criou o DAE”.

O morador enviou algumas fotos ao VG Notícias onde mostra seu depósito de água vazio e o momento em que um caminhão pipa faz entrega da água na policlínica do Marajoara. Veja no final da matéria.

Outro Lado - O diretor operacional do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), Aubeci Davi, disse ao VG Notícias que a autarquia tem conhecimento do problema no bairro Jardim Itororó e que vem trabalhando na busca de solucioná-lo.

“Estamos ampliando a Estação de Tratamento de Água (ETA) da avenida Júlio Campos para atender o bairro e também toda a região. Pode ser que a água não vai todo o dia à casa dos moradores, mas pelo menos um dia sim, um dia não. Eu sei que não vamos resolver o problema em 100%, mas pelo menos irá amenizar”, destacou o diretor operacional do DAE.

Segundo ele, o problema somente será resolvido quando a Prefeitura entregar uma nova ETA na região do Trevo do Lagarto, que ajudará no abastecimento de toda a região. “Esta ETA será construída com o dinheiro do PAC e vai levar água tratada para todos estes moradores”, garantiu.

Ele disse ainda, que os moradores sofrem com a falta de água por culpa dos antigos gestores da cidade que deixou de investir em Estação de Tratamento de Água para construir poços semi-artesianos. “Com a seca estes poços secam e os moradores ficam sem água” finalizou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760