26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Quarta-feira, 17 de Julho de 2013, 15:43 - A | A

Quarta-feira, 17 de Julho de 2013, 15h:43 - A | A

Operação "1905"

Operação da PF investiga fraudes na execução do Minha Casa Minha Vida

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Brasília e Fortaleza, todos expedidos pela Justiça Federal.

Jornal do Brasil

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17.07), a Operação ‘1905’, que investiga fraudes relacionadas à execução do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Brasília e Fortaleza, todos expedidos pela Justiça Federal.

De acordo com as investigações, um suposto “esquema” envolvendo instituições financeiras, correspondentes bancários, empresas de fachada e seus respectivos responsáveis estaria desviando recursos destinados à construção de casas populares em municípios com menos de 50 mil habitantes.

Há indícios de que ex-servidores do Ministério das Cidades, valendo-se do conhecimento adquirido e da suposta influência junto ao órgão, atuariam junto ao Programa prestando serviços inexistentes e, em alguns casos, recebendo uma espécie de “pedágio”, a partir da cobrança de empresas contratadas para a construção de unidades habitacionais que, segundo informações, jamais foram construídas.

As empresas investigadas atuavam na concessão e fiscalização da implementação das obras, na indicação das construtoras, medição das obras, liberação dos recursos, e construção das casas, ou seja, o grupo investigado atuava em todas as fases do Programa Minha Casa Minha Vida acumulando funções incompatíveis entre si.

São investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, cujas penas podem atingir 32 anos de prisão.

A operação foi realizada após determinação do Ministro da Justiça, a partir da veiculação de denúncias na imprensa.

Comente esta notícia

mike 17/07/2013

se a policia realmente investigar não sobra 10% das famílias em situação regular. O que mais se vê quando vamos visitar o residencial são Matheus por exemplo , são famílias com estrutura carros há casos como "corola" na garagem
sendo que estas casas seriam para famílias de baixa renda e/ou que vivam em situação de risco . Temos policias morando lá , difícil e uma casa que não tenha segurança privada ou tv a cabo em suas residências , isso mostra a deslealdade com os que realmente necessitam se a policia realmente investigar sobram poucos que cumprem os requisitos do Programa.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760