26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2015, 10:25 - A | A

Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2015, 10h:25 - A | A

Saúde MT

Permanência de OSS frente a gestão dos hospitais regionais está sendo estudada

Atualmente apenas três unidades de saúde continuam geridas por OSS: Cáceres, Rondonópolis e Sorriso

Secom

A permanência das Organizações Sociais de Saúde (OSS) frente aos Hospitais Regionais do Estado de Mato Grosso já está sendo estudada pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), assim como os termos de todos os contratos vigentes. Atualmente apenas três unidades de saúde continuam geridas por OSS: Cáceres, Rondonópolis e Sorriso.

O secretário de Estado de Saúde, Marco Aurélio Bertulio, ressaltou que neste início de gestão, é imprescindível que se faça um diagnóstico da situação por meio de informações qualificadas que estão sendo levantadas pelas equipes da SES. “É o que estamos fazendo no momento para tomarmos uma decisão sobre como tem sido a gestão dos hospitais pelas OSS, e ao mesmo tempo apontarmos as alternativas para o problema de gestão dessas unidades”, completou.

De acordo com Bertulio, além do modelo das OSS, existem outras alternativas sendo analisadas para realizar a gestão das unidades de saúde, que são a gestão própria pelo Estado e a gestão via consórcios intermunicipais de saúde.

Salientou ainda que “qualquer mudança precipitada, sem que se tenha analisado profundamente o problema, corre-se o risco de prejudicar ainda mais a população usuária dos serviços de saúde. Da mesma forma, há que se entender que as mudanças de processos tão complexos, como o da gestão das unidades de saúde, levam tempo e temos a expectativa de minimizar estes problemas com os compromissos assumidos na Carta de Resultados para os 100 primeiros dias de governo” .

QUADRO ATUAL - Atualmente apenas três OSS continuam atuando junto ao Estado. São elas: Sociedade Beneficente São Camilo (Hospital Regional de Rondonópolis), Associação Congregação de Santa Catarina (Hospital Regional de Cáceres) e Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (Hospital Regional de Sorriso). Estão sob intervenção os Hospitais Regionais de Sinop (Fundação de Saúde Comunitária de Sinop), de Alta Floresta (Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde) e de Colíder (Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde). O Hospital Metropolitano de Várzea Grande este está sendo gerido pelo Estado, enquanto que a gestão da Central Estadual de Abastecimento de Insumos de Saúde (CEADIS) está sendo retomada pela SES.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760