26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2013, 10:14 - A | A

Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2013, 10h:14 - A | A

Marãiwatsédé

Posseiros de Posto da Mata, em MT, devem abandonar local hoje

No último domingo, policiais federais e da Força Nacional de Segurança Pública tomaram Posto da Mata.

Folha de S.Paulo

 

Posseiros do distrito de Posto da Mata (MT), principal foco de resistência à operação de retirada de não índios da terra indígena Marãiwatsédé, têm até hoje para deixar o local.

Diante do ultimato da Justiça Federal, muitos estão desmontando casas e carregando caminhões para saírem da localidade, em Alto Boa Vista, nordeste de Mato Grosso.

O distrito era o principal foco de tensão até a semana passada, quando forças federais de segurança tomaram o posto de combustível que serviu de base de resistência dos posseiros durante um mês.

"Não tem mais resistência", disse o novo prefeito de Alto Boa Vista, Leuzipe Gonçalves (PMDB). A prefeitura está alojando em um ginásio quem não tem para onde ir.

A área, que está sendo desocupada, tem 165 mil hectares e foi reconhecida em novembro passado como terra indígena xavante.

Posseiros ocupam o local desde 1992. A terra indígena foi homologada em 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

A comerciante Juliana Mesquita, 21, afirmou que a maioria das famílias está saindo do local. Mas ainda há quem acredite em uma reviravolta judicial que garanta a permanência na área.

O governo federal informou que quem não sair da área indígena até o fim do dia terá os bens confiscados, pode ser preso e responder pelo crime de desobediência.

Famílias que têm perfil para reforma agrária estão sendo levadas para assentamentos em cidades vizinhas.

No último domingo, policiais federais e da Força Nacional de Segurança Pública tomaram Posto da Mata.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) disse que a ocupação foi pacífica, mas moradores relataram à Folha que os policiais detonaram bombas de efeito moral.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760