05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 01 de Janeiro de 2013, 19:00 - A | A

Terça-feira, 01 de Janeiro de 2013, 19h:00 - A | A

Peemedebista é o novo presidente da Câmara de VG

Vereador Waldir Bento é eleito presidente da Câmara de VG para próximo biênio

Com está atitude os vereadores do DEM e PSD, considerados "infiéis", podem ter os mandatos cassados pelas legendas, por infidelidade partidária, de acordo com a resolução das legendas.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

Depois de muita confusão, Waldir Bento - Dr. Waldir (PMDB) é eleito presidente da Câmara para o próximo biênio. Com 13 votos favoráveis e oito contra, o peemedebista de primeiro mandato e o mais bem votado nas eleições, ele não irá administrar a Casa de Leis por unanimidade dos votos.

Antes mesmo de terminar a cerimônia de posse dos vereadores e do prefeito Walace Guimarães (PMDB) e vice Wilton Coelho – o Wiltinho (PR), as conversas de bastidores e manobras judiciais para a eleição da mesa diretora circulavam pelo Hotel Hits Pantanal. O PSD trouxe de Brasília uma advogada, Sônia Hoffmann, para acompanhar a eleição e assim tentar garantir a vitória de Wanderley Cerqueira (PSD).

A advogada repassou horas antes da eleição, um documento judicial intimando os vereadores do social-democrata a votar em Cerqueira. Porém, os vereadores tinham nas mãos outro documento garantindo-lhe o poder do voto apenas a eles, derrubando a intimação do PSD.

Durante a votação os parlamentares sociais-democratas e os democratas desrespeitaram a resolução dos respectivos partidos e confirmaram os votos ao peemedebista. Os vereadores Pedro Paulo – o Pedrinho, Maninho de Barros, ambos do PSD e Leonardo Mayer (DEM), ainda encabeçaram a chapa, denominada chapa 1, com o Dr. Waldir.

Com está atitude os vereadores do DEM e PSD, considerados "infiéis", podem ter os mandatos cassados pelas legendas, por infidelidade partidária, de acordo com a resolução das legendas.

No entanto, após a votação, todos os vereadores do PSD e DEM, declararam que não temem a cassação dos mandatos e que votaram de acordo com a democracia. “O partido não bancou a minha candidatura, fui eu e quem me elegeu foi o povo. Não temo cassação nenhuma”, disse o vereador Chico Curvo (PSD).

O vereador derrotado, Wanderley Cerqueira, declarou que tudo que ele poderia ter feito para sair vencedor ele fez e que agora cabe o diretório municipal e os suplentes tomaram as devidas providências, numa intenção de punir os “infiéis”. “Agora quem tem que agir e o diretório municipal e os suplentes de vereadores, não cabe mais nada a mim”, finalizou Cerqueira.

Já a advogada do PSD disse que o diretório municipal deve reunir-se para decidir como o partido deve agir após a votação dos parlamentares contrários a resolução da sigla, e tomar a decisão de cassar ou não o mandato dos vereadores. A decisão pode ainda vir da direção estadual.

O presidente do diretório municipal do PSD, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli, já havia antecipado ao VG Notícias que caso os vereadores desrespeitassem a resolução do partido e votassem em Waldir, o diretório municipal cassaria os mandatos dos parlamentares.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760