26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Internacional Segunda-feira, 29 de Outubro de 2012, 09:08 - A | A

Segunda-feira, 29 de Outubro de 2012, 09h:08 - A | A

Furacão

Efeitos da supertempestade Sandy começam a ser sentidos nos EUA

De acordo com meteorologistas, tempestade vai causar grandes inundações enquanto se dirige para o interior dos EUA

Estadão

Os primeiros efeitos do furacão Sandy já começam a ser sentidos nesta segunda-feira (29) na Costa Leste dos EUA, e as autoridades se preparam para enfrentar a tempestade, que pode ser a maior da história do país.

Milhares de voos foram afetados, centenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Nova York, onde todo o sistema de transporte público parou e a Bolsa de Valores permanecerá fechada nesta segunda-feira.

Sandy, que matou 66 pessoas no Caribe e provocou chuvas fortes em áreas costeiras e neve em altitudes mais elevadas, vai causar grandes inundações enquanto se dirige para o interior dos EUA, de acordo com os meteorologistas.

Os sites de serviços de meteorologia indicavam na noite de domingo, 28, que a tempestade vai atingir a costa de Nova Jersey na noite desta segunda, 29.

Katrina: Apesar de Sandy não ter a mesma força do furacão Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, seus ventos avançam por cerca de 835 quilômetros a partir do centro, o que faz dele um furacão gigantesco, disseram os meteorologistas.

Nova York e outras cidades suspenderam os sistemas de transporte e fecharam escolas. A população foi instruída a abandonar áreas de baixa altitude antes de uma elevação do nível do mar que poderia chegar a até 3,4 metros.

Todos os mercados de ações dos EUA ficarão fechado nesta segunda-feira e, possivelmente, na terça, informou a operadora da bolsa de Nova York na noite de domingo, invertendo um plano anterior de manter a negociação eletrônica funcionando nesta segunda.

Sandy também forçou o presidente Barack Obama e o adversário republicano, Mitt Romney, a cancelarem alguns eventos de campanha, e há temores de que o furacão possa perturbar a votação antecipada --algo incentivado pelos candidatos este ano mais do que nunca-- antes da eleição em 6 de novembro.

A Organização das Nações Unidas (ONU), os teatros da Broadway, cassinos de Nova Jersey, escolas e vários eventos corporativos também estão sendo suspensos em consequência do furacão.

Meteorologistas disseram que o furacão Sandy é uma rara "super tempestade" híbrida, criada por uma corrente de vento do Ártico envolvendo-se em torno de uma tempestade tropical, podendo causar até 30 cm de chuva em algumas áreas, assim como até 90 cm de neve nas Montanhas Apalaches.

 

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760