26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 18 de Junho de 2012, 08:36 - A | A

Segunda-feira, 18 de Junho de 2012, 08h:36 - A | A

Adeus

Para funcionários da Secid, Nico Baracat deixa seu nome registrado na história mato-grossense

Para a assessora de imprensa da Secid, Janã Pinheiro, o que mais admirava no secretário era a garra que ele tinha de trabalhar.

por Dani Cunha/Secom-MT

No último adeus ao secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat, na tarde de domingo (17.06), funcionários da pasta falaram, emocionados, pouco antes do enterro, da presença marcante do gestor e da pessoa que ele era. Sem dúvida alguma, conforme os inúmeros relatos não só daqueles que viviam próximos a Nico Baracat, mas também de diversas autoridades presentes, ele deixa seu nome registrado na história mato-grossense como um dos grandes nomes da política e do staff do Governo do Estado.

Para a assessora de imprensa da Secid, Janã Pinheiro, o que mais admirava no secretário era a garra que ele tinha de trabalhar. “Ele estava sempre empolgado com os projetos de habitação para os municípios de Mato Grosso. Eu brincava que ele era ligado no 220 o tempo todo e fazia tudo com muita paixão e acreditava no que fazia”, contou Janã. Ela, que acompanhava de perto todo o trabalho desenvolvido por Nico dentro da Secretaria e divulgava as ações disse que “ele tinha a preocupação que as casas ficassem bem feitas por isso estava sempre vistoriando as obras. Estava totalmente envolvido no trabalho e em projetos como os do aeroporto Marechal Rondon e de mobilidade urbana”.

Conforme Janã lembrou, a quantidade de projetos que a Secid está executando e estão saindo do papel é muito grande e segundo ela, desde o início o secretário resolveu assumir o desafio de comandar uma Secretaria de tamanha importância, deixando a carreira política para seguir esse projeto da Secid designado pelo governador Silval Barbosa. “Ele era especial em pequenas coisas. Era educado, muito humano, uma pessoa simples, que transitava muito bem em todos os lugares, desde o Ministério das Cidades (para brigar por recursos) até na casa mais simples. Ele dizia que se realizava na beira do rio, usando chinelo, bermuda, camiseta jogada no ombro, debaixo de uma mangueira, comendo pacu frito. Eu tive o prazer de trabalhar com ele. Ficarão boas lembranças”.

A superintendente de gestão da Secid, Kamilla Vilela, definiu Nico Baracat como diferente, por tratar todos como amigos, como parte de sua família. “Ele fazia questão de olhar tudo de perto e atendia todos da melhor forma possível”, disse ao revelar que um dos grandes projetos que Nico estava prestes a realizar seria a inauguração da sede da Secretaria das Cidades, que aconteceria em julho. Quando a pasta foi criada, ela ficava no andar de cima da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). Outra alegria que Nico teve nos últimos dias, como revelou a superintendente, foi a assinatura do novo convênio com o Banco do Brasil para a construção de mais de 1.200 casas em Várzea Grande. “Ele era um pai para mim. Me tratava como filha e vai fazer muita falta”.

Já o chefe de gabinete de Nico Baracat, na Secretaria de Cidades, Ailton Silva Machado, destacou o grande profissional. “Ele era um profissional fantástico. Dedicava grande parte do seu tempo para o Estado. Ele buscava transformar sonhos em realidade, como as inúmeras casas que foram entregues e que estão sendo construídas. Ele é um grande exemplo dentro de Mato Grosso”.

O secretário-adjunto de Programas Especiais da Secid, Gonçalo Aparecido Barros, classificou Nico Baracat como extremamente dedicado e cuidadoso com os interesses públicos. “Ele tinha muito rigor e zelo com os funcionários e vivia para o coletivo. Nico contribui e vai continuar contribuindo para Mato Grosso pelo legado que deixa. Ele nasceu trabalhando, iniciando sua vida na política e morreu trabalhando, vistoriando obras, a serviço do Estado”.

O Centro de Convenções da Igreja Nossa Senhora do Carmo em Várzea Grande ficou lotado durante o velório de Nico Baracat e dos dois colaboradores da Secid que também faleceram no acidente, Juvelino Garcia de Carvalho e Aparecido Reginaldo Rodrigues. Familiares, autoridades políticas e do Estado, funcionários do Governo, além da população, compareceram para dar o último adeus. O governador Silval Barbosa e a primeira-dama do Estado e secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, acompanharam o velório e o enterro. Os corpos seguiram para o cemitério no carro do Corpo de Bombeiros.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760