26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 07 de Junho de 2016, 09:30 - A | A

Terça-feira, 07 de Junho de 2016, 09h:30 - A | A

Acompanhe a Sessão

Conselho de Ética aprecia parecer pela cassação de Eduardo Cunha

Presidente afastado é acusado de ter contas secretas no exterior

Lucione Nazareth / VG Notícias

Os deputados membros do Conselho de Ética da Câmara apreciam neste momento, em sessão, o relatório que pede a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Cunha, que está afastado da presidência da Câmara dos Deputados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), é acusado de ter mentido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, quando negou a existência de contas no exterior em seu nome, o que poderia caracterizar quebra de decoro parlamentar.

No parecer apresentado na última quarta-feira (01.06), o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) defende a cassação do mandato de Cunha.

Eduardo Cunha nega todas as acusações e afirma não ter contas fora do país. Durante sua defesa na Comissão de Ética, o peemedebista afirmou que é apenas beneficiário dos recursos advindos de trustes, e que essa situação ficou “comprovada na instrução do processo no conselho”.

Para que o parecer seja aprovado, serão necessários os votos da maioria dos 21 integrantes do colegiado. Se for rejeitado, será designado um novo relator, que fará outro parecer a ser votado no conselho.

Com a votação no conselho, o parecer deverá ser submetido ao Plenário da Câmara dos Deputados. No plenário para ser aprovado a cassação do peemedebista é preciso a maioria absoluta dos votos, ou seja, 257 dos 512 deputados (sem contar o próprio Cunha, afastado). A votação é aberta e registrada no painel eletrônico.

O processo do Conselho de Ética que investiga Cunha foi aberto em 2015 e é o mais longo da história do colegiado.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760