26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Domingo, 22 de Maio de 2016, 11:48 - A | A

Domingo, 22 de Maio de 2016, 11h:48 - A | A

"Escândalo da Maçonaria"

OAB irá entregar carteira a juiz aposentado

Depois de muita discussão, OAB/MT decide entregar carteira da OAB ao magistrado

Edina Araujo/VG Notícias

Aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2010, com outros nove magistrados, Irênio Lima Fernandes, pai do ex-vereador João Emanuel, preso acusado de chefiar quadrilha, irá receber a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil pela Seccional Mato Grosso (OAB/MT).

Após horas de discussão, o Conselho Seccional da OAB/MT decidiu instaurar procedimento para apurar se o magistrado possui  idoneidade moral prevista no artigo 8º , da Lei nº 8.906 /94 (Estatuto da OAB), entretanto, até a conclusão do procedimento o juiz aposentado poderá exercer a advocacia.

O juiz aposentado fora acusado de participar do esquema que desviou R$ 1,5 milhão do Tribunal para cobrir os prejuízos com a quebra de uma Cooperativa criada por maçons, de 2003 a 2005. Na época, o presidente da corte, desembargador José Ferreira Leite, ocupava também o cargo de grão-mestre da entidade Grande Oriente do Estado do Mato Grosso.

Recentemente o Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso (CSMP/MT) homologou a promoção de arquivamento do Inquérito Civil Público contra Irenio Lima Fernandes e os demais magistrados por entender que não ficou comprovado prejuízo ao erário, enriquecimento ilícito, atos de desonestidade ou má fé dos envolvidos no caso.

O caso fora encaminhado ao Conselho Estadual em virtude da manifestação do presidente Maurício Aude, que recorreu da decisão de uma das Câmaras Julgadoras que havia deferido a entrega da Carteira de forma unânime.

Caso dois terços do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados entenderem que Irenio Lima Fernandes não reúne condições de idoneidade, sua inscrição será inviabilizada e poderá ser determinada a devolução de sua carteira.

Não é a primeira vez que a OAB/MT questiona a entrega de carteira de adovogado para magistrados. Em 2015, o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva ajuizou mandado de segurança e obteve liminar determinando que a entidade procedesse a entrega da carteira, e ainda impediu a instauração do procedimento.

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760