26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Economia Segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 17:00 - A | A

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 17h:00 - A | A

19 Anos de Luta

Shopping Popular de Cuiabá completa 19 anos

Referência nacional em modelo de luta pacífica pela categoria, o Shopping Popular de Cuiabá se destaca pela organização ao longo dos seus 19 anos.

por Edina Araújo/VG Notícias

Em 21 de abril 1995, os vendedores ambulantes, mais conhecidos como camelôs foram transferidos do centro de Cuiabá para a região do Dom Aquino, em uma parte do Complexo Esportivo Manoel Soares de Campos.

No início, houve resistência por parte dos camelôs – por ser um lugar novo, sem nenhuma estrutura e de difícil para os clientes. Para recomeçar, os vendedores tiveram a árdua tarefa de vencer todas as barreiras. Cada tijolo erguido no local foi uma luta e uma conquista de todos. Hoje, completa 19 anos e o Shopping Popular de Cuiabá se tornou uma referência para os cuiabanos e mato-grossenses fazerem suas compras.

O presidente da Associação do Shopping Popular, Misael Galvão está no sétimo mandato e administra o local com dedicação e dialogando com todos os comerciantes. Para alcançar o status que tem hoje, Galvão conta que já se arriscou muito, e o segredo é não ter medo de errar.

“O segredo para ter sucesso, é simplesmente não ter medo de errar, apostar e entrar com tudo no empreendimento que você deseja realizar, trabalhar sempre com seriedade e determinação, essa é a receita para se sobressair no mercado. Prova de que acertamos, é que o Shopping Popular gera mais de 2 mil empregos diretos e cerca de 3 mil indiretos. Éramos desacreditados no início, pois aqui não havia infraestrutura, fomos retirados do centro da capital a força, mas resolvemos investir tudo aqui e fazer a diferença, por isso temos a visita atualmente de 10 mil pessoas por dia  de todo Estado.O shopping virou sinônimo de qualidade, preço e bom atendimento”, relata.

Outro ponto muito importante conquistado por toda classe dos camelôs do shopping, é a legalização de suas empresas, e regulamentação perante o Estado, uma luta da associação junto a seus associados. Com isso se fortaleceu outro anseio que acabaria com a informalidade dos camelôs, luta esta que ganhou repercussão nacional e hoje é modelo para todo país a RTU (Regime de Tributação Unificada), famosa “Lei dos Sacoleiros” (lei 11.898/09) que serve de apoio nacional a todos os camelôs.

“A luta sobre a legalização da nossa profissão nasceu aqui em Cuiabá, que culminou na Lei do Sacoleiro, que hoje é uma referência nacional para todos os camelôs, que agora podem trabalhar com mais segurança, qualidade, e tranquilidade para realizarem as suas compras e revenderem. No Shopping Popular 95% das bancas são legalizadas, já possuem registro das suas pequenas empresas, pagam os seus impostos, possuem o seu alvará e podem trabalhar como qualquer empreendedor, de forma tranquila”, conta Misael Galvão.

Novo Shopping - O novo Shopping Popular com projeto arquitetônico moderno será referência em turismo e compras populares do Centro-Oeste. “Buscamos sempre crescer, sonhando e lutando de forma que todo o Mato Grosso tenha orgulho de nos ter concedido esta confiança, iremos devolver a Cuiabá tudo aquilo que ela nos proporcionou”, finaliza o presidente da Associação Misael Galvão. (Com assessoria).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760