14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 27 de Maio de 2013, 09:40 - A | A

Segunda-feira, 27 de Maio de 2013, 09h:40 - A | A

Transportes Coletivos param em Cuiabá e Várzea Grande; Sindicato dos Motoristas ignora decisão judicial

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os transportes coletivos de Cuiabá e Várzea Grande não circularam nesta segunda-feira (27.05), devido à greve dos motoristas. Apesar do Sindicato das Empresas de Ônibus conseguir na última sexta-feira (24.05) decisão judicial que determinava a circulação de pelo menos 50% da frota, durante o movimento grevista, o Sindicato dos Motoristas não cumpriu a determinação.

Desde a zero hora desta segunda, nenhum ônibus do transporte coletivo circulou pelas ruas da Capital e de Várzea Grande.

Em entrevista ao VG Notícias, o diretor da União Transporte, Rômulo Botelho, disse que na manhã desta segunda os motoristas chegaram para trabalhar normalmente, mas foram impedidos por representantes do Sindicato dos Motoristas de saírem com os coletivos da garagem.

De acordo com Rômulo, o Sindicato das empresas de Ônibus irá ingressar nesta manhã com um um agravo regimental no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) contra o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Coletivo (STETT/CR), pelo descumprimento da decisão do Tribunal em circular no mínimo 50% da frota dos ônibus de Cuiabá e Várzea Grande.

“Os representantes do movimento grevistas fecharam tudo e não deixaram os ônibus saírem da garagem para circular, deixando de cumprir a decisão do Tribunal Regional do Trabalho. Vamos entrar com este agravo para tentar que o Sindicato dos Motoristas cumpra a decisão e deixem no mínimo os 50 % da frota rodar nas ruas”, declarou Rômulo.

Decisão do TRT/MT - O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) determinou que o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Coletivo (STETT/CR) mantivesse no mínimo 50% da frota dos ônibus de Cuiabá e Várzea Grande circulem durante a greve dos profissionais do transporte público.

Pesou na decisão, o fato de que o Sindicato não informou no comunicado de greve o percentual de trabalhadores que permaneceriam efetivamente em atividade durante a paralisação.

A liminar garantia ainda, o livre acesso às instalações das empresas, do profissional que não aderir à greve. Caso os termos não sejam cumpridos, o Sindicato dos Motoristas irá pagar multa diária de R$ 10 mil.

Reunião entre as categorias – Está agendado para a próxima sexta-feira (31.05), uma audiência com o Sindicato dos Motoristas e o Sindicato das Empresas, para tentar uma conciliação para por fim a greve.

 

Atualizada às 11h25min: Segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Coletivo (STETT/CR), das quatro empresas de ônibus que fazem o transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande, os motoristas de duas já estão cumprindo a decisão judicial de 50% da frota “rodar” nas ruas das cidades. São os motoristas das empresas União Transporte (de Várzea Grande) e a Pantanal Transportes (de Cuiabá).

Ainda conforme o Sindicato, o motoristas das outras empresas, Integração Transportes e a Norte Sul Transporte, ainda não deixaram a garagem com medo da revolta da população e de sofrer depredação nas ruas ao passar pelos bairros da Capital.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760