12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 09 de Março de 2013, 08:30 - A | A

Sábado, 09 de Março de 2013, 08h:30 - A | A

VG

Prefeitura dá 40 dias para União Transporte melhorar frota sob pena de perder concessão; Diretor culpa infraestrutura da cidade pelas más condições dos ônibus

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

Várzea Grande pode abrir ainda este ano, um processo licitatório para contratar uma nova empresa de ônibus na cidade. A informação é do superintendente de Trânsito de Várzea Grande e secretário de Infraestrutura, Gonçalo de Barros.

De acordo ele, a empresa União Transporte – concessionária do transporte coletivo no município -, tem 40 dias para se adequar e oferecer um serviço digno e de qualidade para o cidadão várzea-grandense, caso contrário, a prefeitura deve romper o contrato com a empresa.

“Se a concessionária não atender a contento, vamos romper com o contrato e abrir uma nova licitação, para contratar uma empresa que ofereça a população um serviço digno e de qualidade, o qual tanto a sociedade clama”, declarou o secretário.

Segundo Gonçalo, na última quarta-feira (27.02) a Superintendência reuniu com a empresa para tratar alguns pontos do contrato, no qual ficou acordado o prazo máximo de 40 dias para União Transporte se adequar e nesse tempo, fiscais da Superintendência de Trânsito de Várzea Grande estarão nas ruas, no terminal e na garagem da empresa, fiscalizando o serviço prestado. “Após este prazo, caso os problemas continuem, vamos romper com a concessionária”, garantiu o superintendente.

Conforme ele, caso a empresa cumpra todos os pontos do contrato, em especial o melhoramento da frota, com ônibus que atenda todas as necessidades da população, continuará detendo os direitos de operar na cidade, realizando o serviço de transporte coletivo.

O superintendente revelou ainda, que nesta semana será iniciada uma reforma no Terminal André Maggi, para recuperação de ferragem, pintura e manutenção dos banheiros – que segundo os usuários, não oferecem condições para atender o passageiro que passa pelo terminal. A reforma está orçada em R$ 120 mil.

Cerca de 70 mil pessoas utilizam os serviços do transporte coletivo em Várzea Grande. Grande parte destes usuários reclama da qualidade do serviço, um novo Terminal de ônibus (sendo que na época da chuva o local alaga dificultando a passagem das pessoas de uma plataforma para outra), ônibus novos, a volta dos cobradores e principalmente da tarifa – que hoje está em R$ 2,95.

Outro Lado – O diretor da União Transporte, Rômulo Botelho, disse ao VG Notícias que a empresa está pronta para contribuir com a Prefeitura e principalmente oferecer serviço de transporte coletivo de qualidade para os cidadãos várzea-grandenses, porém, a infraestrutura da cidade não contribui para que isso ocorra.

“A infraestrutura de Várzea Grande não contribui para levarmos um serviço de qualidade aos usuários. As ruas estão um caos, cheias de buracos, o que acaba por prejudicar todo o sistema do transporte coletivo, em relação aos horários e até provocando quebra de peças nos ônibus”, declarou Rômulo.

Segundo ele, é preciso elaborar um estudo sobre a demanda dos ônibus na cidade, apontando em quais locais estão ocorrendo atraso, para assim, a empresa encaminhar mais veículos, não prejudicado o usuário. “Pedimos também para o superintendente, realizar nas principais ruas e avenidas a recuperação do asfalto, tampando os buracos, que ajudaria muito a melhorar o sistema”, ressaltou o diretor da empresa.

Rômulo criticou as rotas alternativas em Várzea Grande realizadas pela Secretaria-Extraordinária da Copa do Mundo - Fifa 2014 (Secopa), para as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

“Os desvios da Secopa tem que priorizar o transporte coletivo. Eles estão desviando o trafego para ruas sem estrutura, cheio de buracos que prejudica os ônibus e indiretamente os usuários. Tem ruas que são estreitas e não dá para si quer trafegar”, disse.

Ainda segundo ele, em relação à frota de ônibus – um dos pontos do contrato de concessão com a Prefeitura-, a concessionária colocou nos últimos quatro meses 60 ônibus novos, sendo que 40 no fim do ano passado e 20 nestes dois primeiros meses do ano. “A nossa frota é uma das mais novas do país, sendo que o sistema urbano referente ao contrato está atendendo acima da média”, finalizou Rômulo.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760