26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 15 de Março de 2016, 12:22 - A | A

Terça-feira, 15 de Março de 2016, 12h:22 - A | A

Prefeitura

Pesquisa eleitoral em VG chama atenção pela controvérsia

Alguns pontos questionáveis na pesquisa divulgada sobre o cenário político m VG chama atenção

Edina Araújo/VG Notícias

Com a proximidade das eleições municipais de 2016, as pesquisas eleitorais já começaram a ser divulgadas. Em 07 de março passado, o site de notícias Folha Max, divulgou uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Mark, sobre o cenário político de Várzea Grande cujo título é “Campos lideram pesquisa em VG, mas coronel é ameaça real, revela Mark”, e alguns pontos chamaram atenção.

A fim de esclarecer a pesquisa, o VG Notícias consultou um estatístico para fazer uma análise do resultado. Porém, a pedido, o nome do estatístico será preservado por questão de ética profissional.

A pesquisa Mark, realizada em Várzea Grande com 302 entrevistados nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2015, apresenta alguns pontos passíveis de questionamentos. Vejamos:

* Espontânea - curiosamente nesta modalidade aparecem apenas três nomes citados pelos entrevistados, veja quadro abaixo:

Conforme o estatístico, na modalidade Espontânea apresentar apenas três nomes, fora do período eleitoral, sem qualquer definição das possíveis coligações, a mais de cinco meses das convenções partidárias, onde sequer os quadros de filiações estão definidos, deve ser considerado como quadro atípico.

“Este quadro é muito difícil de acontecer, em se tratando de qualquer município, e ainda mais em Várzea Grande, que vem mergulhado há décadas em crise política-administrativa, possibilitando surgimento de inúmeros nomes”, pontuou.

*Estimulada – Ainda conforme o estatístico, nesta modalidade, os nomes são apresentados aos entrevistados, e, fazendo um paralelo simples entre os quadros, Estimulada 1 e Estimulada 2, é facilmente constatado contradições que podem comprometer o resultado .

1 – O quadro Estimulada 2, que apresenta o ex-senador Jaime Campos, em substituição a Lucimar Campos, que foi apresentada no quadro Estimulada 1, obtendo pontuação de 32,80%, alcançando o primeiro lugar, assim como na modalidade Espontânea. 

Até ai tudo normal, considera o estatístico, porém, quando ocorre a substituição no quadro 2, surpreendentemente, o candidato Jaime Campos aparece com 35,20%, liderando a pesquisa nesta modalidade, superando inclusive a prefeita Lucimar Campos que obteve 32,8% de intenção de votos, liderando pesquisa no quadro I Estimulada. Não obstante, ao fato de o Jaime Campos ter sido prefeito por três mandatos, e ostenta nome extremamente massificado, gozando de considerável aceitação, bem como, sofrendo de expressiva rejeição, como mostra esta pesquisa, não tem como considerar normal o fato de sequer aparecer na modalidade ESPONTÂNEA.

2 – O nome Wiliam, apresentado como candidato nos quadros 1 e 2 da modalidade Estimulada, mostra situação muito curiosa, sendo que , no quadro 1 este nome alcança pontuação de 2,60% de intenções, porém, quando é  apresentado o quadro 2 desta modalidade, este candidato estranhamente aparece zerado, sem pontuação.

Neste caso, ocorre algo que carece muita atenção, vez que, como explicar o fenômeno de alguém ser preterido em 100% de sua aceitação pela simples substituição da Prefeita Lucimar Campos pelo seu esposo Jaime Campos, e ainda, lembrando que os demais nomes são os mesmos apresentados nos quadros 1 e 2.

 3 - De outro norte, também fazendo parte dos nomes pesquisados nos quadros 1 e 2 da modalidade estimulada, o candidato Jajah Neves, apresenta pontuação de 4,60% no quadro 1, sendo que, no quadro 2 que se dá a substituição da Prefeita Lucimar Campos pelo nome do Jaime Campos, eis que o candidato Jajah Neves praticamente dobra a sua pontuação alcançando 8,60%. 

Com a substituição, o Jaime Campos aumenta a pontuação em relação à Prefeita Lucimar, e ainda, o candidato Taborelly também aumenta a sua pontuação em 5,40% subindo de 14,20%, para 19,60% entre os quadros 1 e 2. Neste ponto, também chama muita atenção, o fato de o candidato Jajah Neves, mesmo sendo suplente de deputado estadual, e atualmente ocupando uma cadeira na Assembleia Legislativa, mesmo tendo pontuação destacada na modalidade Estimulada, não pontua na modalidade Espontânea.

 4-Justificando a generosidade dos eleitores, quando respondem a pesquisa no quadro 2 da modalidade Estimulada, mesmo ainda muito distante das convenções partidárias para o pleito de 2016, este quadro apresenta como NÃO SOUBERAM(ns)NÃO RESPONDERAM(nr), que representam os eleitores indecisos, com apenas 19,90%, índices que costumam aparecer em reta final de campanha, quando a eleição caminha para uma definição.

Conclusão: A pesquisa com metodologia SURVEY, devidamente registrada no TRE-MT sob o n° MT-03219/2016, na data de 02/03/2016, merece os questionamentos, mesmo sendo produzida por conceituado Instituto de Pesquisa e opinião.

Vale lembrar, que os Institutos de Pesquisas Eleitorais têm grande responsabilidade, por isso, devem ter o cuidado em apenas aferir a opinião e não determinar a opinião do eleitorado, tanto na escolha dos parlamentares quanto dos governantes, em todas as esferas.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760