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Cidades Sábado, 08 de Novembro de 2014, 08:00 - A | A

Sábado, 08 de Novembro de 2014, 08h:00 - A | A

Novo Modal

Integração do VLT com sistema público de transporte de passageiros em VG e Cuiabá é cobrado pelo MPE

De acordo com a Secopa foi enviado para Agência de Desenvolvimento o estudo com todas as informações sobre a integração

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um procedimento para acompanhar o planejamento para a integração do modal de transporte Veículos Leve sobre Trilho (VLT)no sistema público de transporte de passageiros em Várzea Grande e Cuiabá.

Segundo o procedimento preparatório para inquérito civil público, instaurado pelo promotor Carlos Eduardo Silva da 29ª Promotoria de Justiça Civil de Cuiabá, o objetivo é“participar ativamente das discussões” que tratam sobre a integração do VLT no sistema público de transporte.

Como medida, o promotor expediu um ofício para a Agência de Desenvolvimento da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem/VRC) solicitando informações atualizadas acercado estágio de apreciação dos estudos da rede integrada de transporte de passageiros em virtude de implantação do VLT.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) foi enviado para Agência de Desenvolvimento o estudo com todos os levantamentos sobre quantas linhas de ônibus deve ser reduzido em Cuiabá e Várzea Grande com a instalação do VLT, o valor da passagem do modal que deve ser único e queconsiste na média dos custos por passageiro no VLT e no sistema de ônibus (chegando a um valor de R$ 2,80).

O órgão informou ainda que todas as medidas sobre a integração do VLT no sistema público é de responsabilidade da Agência.

Outro Lado – A reportagem do VG Notícias entrou em contanto com o presidente da Agência Metropolitana (Agem/VRC), Benedito Pinto, mas até fechamento ele não atendeu e nem retornou os contatos.

VLT - Lançado em 2011 em substituição ao sistema de corredores exclusivos para ônibus Bus Rapid Transit (BRT), e licitado em junho de 2012- por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), por R$ 1,477 bilhão, o modal ainda não saiu do papel.

O Consórcio VLT Cuiabá, vencedora do certame, assumiu a obra em 2012 com previsão de termina-la em 13 de março deste ano, o que não ocorreu. A previsão da Secretaria Extraordinária da Copa é que o VLT possa ser utilizado pela população em 2015.

O projeto prevê que o modal percorrerá 22 km entre a Cuiabá e Várzea Grande, trajeto em que contará com cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.

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