26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 07 de Março de 2014, 15:43 - A | A

Sexta-feira, 07 de Março de 2014, 15h:43 - A | A

Crime Organizado

Gaeco/MT desarticula quadrilha especializada em explosão a caixa eletrônico que agia na região Centro Oeste

A quadrilha denunciada nesta sexta-feira (07) era composta por pelo menos dezessete pessoas.

por Clênia Goreth/MPE-MT

A partir de investigações realizadas em torno de uma explosão a caixa eletrônico ocorrida em uma agência do Banco do Brasil, no município de Alto Paraguai, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), conseguiu desbaratar uma organização criminosa erradicada em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que agia em toda a região Centro Oeste. A quadrilha denunciada nesta sexta-feira (07) era composta por pelo menos dezessete pessoas. A maioria de seus membros foi identificada e presa durante as investigações empreendidas pelo Gaeco.

Consta na denúncia, que a organização criminosa era dividida em dois grupos: os mentores intelectuais e os executores dos crimes. O primeiro era formado por detentos que, mesmo reclusos em unidades prisionais, planejavam, angariavam armamentos e determinavam a prática dos crimes. Os executores, por sua vez, eram designados pelo primeiro grupo a colocar em prática os planos da quadrilha.

Os “mentores”, segundo o Gaeco, são indivíduos considerados de alta periculosidade e especializados na prática de crimes a agências bancárias na modalidade conhecida por “Novo Cangaço” e explosão de caixas eletrônicos. São eles: Welington Ferreira do Prado, Thiago Dias de Souza e Joelcio Marques de Souza. Atualmente, dos três, apenas o primeiro encontra-se recolhido na Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso. Os outros dois já estiveram presos em unidades de Cuiabá e Campo Grande.

De acordo com a denúncia, o bando era comandado por Welington Ferreira do Prado. Conhecido como 'cangaceiro', somente em Mato Grosso, ele teria participado de assaltos no Vale do São Domingos, Conquista D´Oeste e Nova Lacerda. Foi constatado, ainda, que o acusado mantinha contatos com a facção criminosa autointitulada “Primeiro comando da Capital”.

Segundo o Gaeco, o assalto realizado na agência do Banco do Brasil de Alto Paraguai, em agosto do ano passado, contou com o envolvimento de uma célula da quadrilha. Pouco antes da ação, parte do grupo rendeu moradores em uma residência do município e após colocar as vítimas presas em um quarto, levaram celulares e um automóvel que foi utilizado no arrombamento ao caixa eletrônico.

Na ocasião, utilizando-se de substâncias análogas a dinamite, os acusados conseguiram explodir o caixa eletrônico e retiraram a quantia de R$ 3.489.00. O restante do dinheiro, segundo o MPE, acabou sendo queimado. São acusados de participar ativamente da explosão e do roubo do veículo: Márcio Alencar Dutra, Gabryell Ventura e Ricardo Nunes Fialho. Logo após a ação criminosa, este últimos se dirigiram até Mato Grosso do Sul para explodirem outros caixas eletrônicos, ocasião em que foram presos depois de roubarem um veículo em Campo Grande/MS. Na oportunidade foram encontrados diversos explosivos pertencentes ao bando e que seriam utilizados na execução dos crimes.

Os promotores do Gaeco destacaram que a atuação conjunta com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi imprescindível para a prisão dos integrantes da quadrilha.

Conforme a denúncia, parte do grupo vai responder por constituição de organização criminosa, e os demais por furto qualificado pelo concurso de agentes, explosão; e roubo qualificado de veículo, fatos estes ocorridos no território mato-grossense.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760