05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 13:48 - A | A

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 13h:48 - A | A

falta de transparência

Beneficiários do Colinas Douradas protestam contra nova lista; Secretário “aponta falta de critérios”

A mulher questiona ainda a transparência por parte da Secretaria.

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

Revoltadas com o novo sorteio do Residencial Colinas Douradas I e II, em Várzea Grande, que acontece na próxima quarta-feira (24.04), pelo fato de constarem nessa nova lista, ao menos 50 mulheres foram para frente da Secretaria de Habitação na manhã desta segunda-feira (22) protestarem. Elas alegam que mesmo após passarem por diversas etapas da análise, retornaram para lista. 

Ao , Ketylin disse que seu nome estava na lista de suplentes e foi chamada para levar a documentação na Secretaria, e lá foi orientada a aguardar, pois os documentos seriam encaminhados para análise da Caixa Econômica. Segundo ela, depois que entregou os documentos, várias listas com nomes de excluídos que não atenderam os critérios necessários foram divulgados pela Prefeitura, e segundo Ketylin, o dela não estava nessas listas.

"Como meu nome não saiu nessas listas, entendi que eu seria uma das contempladas pelo apartamento. Ninguém entrou em contato comigo pedindo mais documentos e falando que eu não atendi os critérios. Agora depois de todo esse tempo, sai uma lista para um novo sorteio e meu nome está lá de novo? Como pode? Se eu entreguei a documentação. Nós estamos aqui atrás de transparência, queremos saber então quem são os 478 que foram contemplados", disse a mulher.

Valdineia é PCD (Pessoa com Deficiência Visual), e ela contou ao que seu nome saiu na lista dos titulares e também entregou toda a documentação, e não foi mais solicitada pela Secretaria, e nem seu nome saiu em outras listas de não aptos. "Há dez anos eu faço inscrições para ganhar uma casa, e dessa vez entreguei toda documentação, e eu sei que como PCD eu tenho 90% de chance de ganhar. E agora não entendi porque meu nome saiu nessa lista para um novo sorteio".

A mulher questiona ainda a transparência por parte da Secretaria. Segundo ela, foram chamados 1 mil titulares e 1 mil suplentes, para entrega de documentação, e indaga como é possível não terem tirado dessas 2 mil pessoas, os 1 mil contemplados. Valdinei quer saber como vai ser feito esse novo sorteio, se o secretário Ricardo Azevedo afirmou ao no último sábado (20), que não teria a lista dos 478 contemplados.

"Colocaram uma lista com 17 mil nomes, como saber se os 478 contemplados não estão nela, se nem mesmo o secretário tem essa lista. Alguma coisa está errada nisso e nós que entregamos toda a documentação e não fomos excluídos vamos brigar pelos nossos direitos", disse ela.

Após o protesto, um grupo de mulheres formaram uma comissão e se reuniram com o secretário Ricardo Azevedo.

A reportagem do conversou com o secretário Ricardo, e ele disse que explicou para a comissão que alguns nomes ainda estão sob análise da Caixa Econômica, e que a documentação não está mais no escritório municipal, e sim em análise dos critérios do Governo Federal, conforme a Portaria n.º 412/2015.

Azevedo deixou claro que o programa não é do governo municipal, e que eles são apenas meros despachantes, pois quem dita as regras e constrói o programa é o Governo Federal.

Em relação às reclamações, Ricardo explicou que os nomes retornaram à lista, pois não atenderam a todos os critérios do grupo, ou seja, se ele se inscreveu no grupo I, lá ele teria que atender de 4 a 6 critérios, e no caso, essa pessoa atingiu somente 3 critérios, então ela não foi excluída, mas ela volta para o sorteio e pode ser que caia no grupo II, que precisa atender de 2 a 4 critérios.

"Então ela vai para o sorteio novamente para ter mais uma chance no grupo que tem menos exigências, menos critérios, e ela pode ser contemplada com a casa", ressaltou Ricardo.

O secretário disse, ainda, que já solicitou o espelho das inscrições e tem como comprovar como cada um se comportou durante sua inscrição e o que preencheram. "Não tem como eles falarem que colocaram uma coisa, nós podemos comprovar o que eles colocaram".

Contudo, após a reunião, as beneficiárias continuam alegando que as informações do secretário não procedem. Segundo Valdineia, no momento da inscrição não tinha essa opção de escolher grupo, e que provavelmente foram escolhidos pela Secretaria no momento do sorteio. Valdineia disse que o dela colocaram que era área de risco, entretanto, ela é PCD. "Eu quero o espelho da minha inscrição, eu tenho certeza que não coloquei que sou área de risco. E outra, não tinha opção de colocar qual grupo se encaixava, então não tinha como a gente saber. Isso está errado", disse ela.

Leia mais - Prefeitura divulga lista de novo sorteio do Residencial Colinas Douradas e gera revolta em contemplados

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760