13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Segunda-feira, 22 de Maio de 2017, 11:13 - A | A

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017, 11h:13 - A | A

opinião

Não renunciarei

                                                                                                                                                                           por Luiz Henrique Lima *

"Não renunciarei!" Essa foi uma das frases que marcaram a semana no Brasil. Refletindo a respeito, concluí que eu também não renunciarei.

Apesar de tantas denúncias, delações, gravações, confissões, negociações e silêncios, informo que não renunciarei. Mesmo a lama chegando a todas as casas, todos os cômodos, todos os cantos, decidi que não renunciarei. Ainda que enojado, decepcionado, rapinado, maltratado e cansado, insisto que não renunciarei.

Não renunciarei ao meu país. Ele é nosso, ele é belo, ele é rico. É aqui que queremos viver. Não iremos fugir dos enormes desafios e problemas. Não seremos enxotados pelo desemprego, pela violência ou pela desesperança. Não iremos nos abrigar em outro clima, com outra língua, sob outra bandeira. Queremos bem e respeitamos a muitos que tomaram essa sofrida (falta de) opção, mas nós brasileiros, em grande maioria, iremos ficar, enfrentar e vencer.

Não renunciarei à democracia. Ela foi conquistada com muita luta e tem sido construída a cada dia por muitas mãos. Não será manchada pelos que traíram a confiança popular nem implodida pelas eternas viúvas do autoritarismo, que combinam, em doses cavalares, ignorância histórica e desonestidade intelectual. Provaremos que as eventuais falhas nos processos democráticos, como o apodrecido sistema partidário-eleitoral, somente se corrigem com mais e mais democracia e respeito à Constituição.

Não renunciarei ao meu trabalho.Ele é nobre, foi conquistado com muito estudo e dedicação e é exercido com humildade e entusiasmo. Não serão os membros indignos, que conspurcaram a toga em negociatas sórdidas, que irão anular ou reduzir a importância dos Tribunais de Contas para o aprimoramento da gestão pública. Dos vinte conselheiros de TCs que foram afastados judicialmente por graves irregularidades nos últimos cinco anos, nenhum deles tinha como origem o concurso público para seleção de conselheiros substitutos. E isso não é uma coincidência; no máximo, são vinte coincidências. Como outras organizações estatais, os TCs necessitam mudanças profundas e urgentes na sua composição e foco de atuação, para agir de forma mais tempestiva, preventiva e assertiva. Continuaremos trabalhando nesta causa.

Não renunciarei aos meus alunos. Com eles aprendo muito. Em cada aula ou palestra, renovam minha energia e esperança no futuro.

Não renunciarei aos meus sonhos. Ao contrário, minha fé em Deus e nas coisas boas os realimentam a cada dia. Nossos filhos e as novas gerações necessitam de bons exemplos e ideais a perseguir. Liberdade, justiça, paz, direitos humanos, respeito aos outros e à natureza.

Os corruptos, amigos de corruptos, eleitores e defensores de corruptos me fizeram e tentam me fazer muito mal. Ao meu país, ao meu trabalho, aos meus alunos, aos meus sonhos e à democracia. Mas não venceram, nem vencerão. Continuarei.

Continuarei trabalhando, dando aulas, lutando, sonhando e escrevendo. Não silenciarei. Não renunciarei.

* Luiz Henrique Lima é Auditor Substituto de Conselheiro do TCE-MT

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760