19 de Julho de 2025
19 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
19 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

VGNJUR Sábado, 19 de Julho de 2025, 14:00 - A | A

Sábado, 19 de Julho de 2025, 14h:00 - A | A

HÁ QUASE 20 ANOS - VEJA VÍDEO

Mauro Carvalho se 'agarra' na Justiça para não devolver rua em VG ocupada desde 2006

Imóvel de Mauro Carvalho bloqueia via pública em Várzea Grande desde 2006

Lucione Nazareth/VGNJur

A Distribuidora Colorado de Bebidas Ltda., empresa ligada ao suplente de senador Mauro Carvalho (PRD), ocupa irregularmente um trecho da rua Augusto Severo, em Várzea Grande, há mais de 18 anos. A apropriação indevida levou o Ministério Público Estadual (MPE) a entrar com uma ação para garantir a retomada da área, alegando que o bloqueio impede o desenvolvimento urbano da região.

Em 2022, a Justiça determinou a desobstrução imediata do local e proibiu a Prefeitura de Várzea Grande e a empresa de venderem a área. Mesmo assim, a distribuidora manteve o trecho fechado e recorreu, afirmando que a ocupação está consolidada há quase duas décadas, sem prejuízo à população.

O processo segue parado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), sob relatoria do desembargador José Luiz Leite Lindote, que encaminhou o caso para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). Uma audiência de conciliação está marcada para 28 de julho, mas até agora não há definição sobre a liberação da rua.

Imagens de drone feitas pelo mostram como o imóvel bloqueia o traçado da Augusto Severo, comprometendo o trânsito, travando obras de infraestrutura e limitando a expansão do bairro.

Nos autos, a empresa informou que negocia um acordo com a Prefeitura, na gestão da prefeita Flávia Moretti (PL), mas o impasse persiste. Para o promotor Marcelo Caetano Vacchiano, o Ministério Público apoia o diálogo, caso seja transparente, homologado pela Justiça e garanta segurança jurídica e respeito ao interesse público.

O entrou em contato com a Prefeitura de Várzea Grande, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta. O espaço permanece aberto caso o município queira se manifestar.

Enquanto isso, moradores e comerciantes reclamam que o bloqueio da rua atrasa o fluxo de veículos, trava obras de infraestrutura e emperra o crescimento do bairro, que poderia ganhar novas vias de acesso e melhorar a mobilidade na região.

Nota do Ministério Público

O Ministério Público sempre se posicionou como entusiasta da solução pacífica de conflitos, especialmente por meio da conciliação e do diálogo interinstitucional. Em se tratando de questões que envolvem interesses ambientais e sociais relevantes, o MP está aberto a avaliar propostas que respeitem os princípios constitucionais e que assegurem a proteção efetiva do meio ambiente e dos direitos coletivos.

Eventuais composições, contudo, devem ser formalizadas com a devida transparência e submetidas à chancela do Poder Judiciário, garantindo segurança jurídica, controle institucional e respeito ao interesse público

Leia Mais - TJ coloca como "prioridade" julgamento de ação contra suplente de senador que invadiu rua em VG 

MPE reafirma pedido para Mauro Carvalho desobstruir rua que se apropriou indevidamente, em VG

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760