25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 06 de Junho de 2019, 16:14 - A | A

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019, 16h:14 - A | A

Foco e prática esportiva

Projeto "Caderno II" já atende mais de 150 jovens em VG

Redação/VG Notícias

Reprodução

projeto

 

O Projeto “Caderno II” implantado pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social vai para seu primeiro ano de existência, e já atende em torno de 150 adolescentes entre 13 e 17 anos.

Os participantes frequentam o Caderno II no contra turno escolar. Quem está matriculado no período vespertino, chega às 7h e sai às 11h. Quem estuda pela manhã entra às 13h e sai às 16h50. Todos, dentro do seu turno no espaço, recebem café da manhã e almoço, ou ainda, almoço e lanche da tarde. Há espaço para banhos, onde meninas e meninos, em separado, são acompanhados pelos facilitadores. As roupas das atividades físicas são lavadas ali mesmo no espaço, que tem um funcionário encarregado apenas para isso.

Os jovens dão entrada no Caderno II por meio de indicação pelo CRAS, ou mesmo por iniciativa de pais e dos próprios jovens. “Por meio das visitas que fazem parte da rotina dos CRAS, são identificadas jovens nessa faixa etária que estão ociosos, e ou em situações prioritárias, seja por trabalho ou qualquer tipo de vulnerabilidade”, explica Damiana.

As oficinas se dividem em atividades de foco e de prática esportiva. Foco: dança, teatro, música (flauta e violão) e moda e customização. Esportivas: xadrez, vôlei e futsal. “Além dessas opções, todos participam das oficinas de informática e de acompanhamento escolar. Todas as sextas-feiras há palestras motivacionais aos participantes, com profissionais de diversas áreas para contar do dia a dia da profissão ou mesmo temas que provocam a reflexão e a tomada de decisão dos jovens”.

De acordo com a assistente administrativa, Kelcilene Brites, o projeto além da potencialização e descoberta de talentos, ele também se tornou um canal importante que está fazendo a diferença na rotina desses jovens. 

Em quase dez meses de funcionamento, o Caderno II acolheu jovens com necessidades especiais como epiléticos, com dislexia, bipolares, hiperativos, com déficit de aprendizagem, autistas e depressivos. “O gratificante em tudo isso é ver como esses participantes especiais se adaptam e como são bem acolhidos e até cuidados pelos outros colegas. No dia a dia, eles aprendem a conviver com as diferenças e ajudam a estreitar as relações com a aceitação e solidariedade”, aponta Kelcilene.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760