Você já teve a sensação de não poder enxergar, falar ou se mover logo após pegar no sono? Esse distúrbio é chamado de paralisia do sono que faz com que a pessoa, apesar de estar com a mente ativa e consciente, não consiga se mover ou enxergar.
Em alguns casos considerados complexos os sintomas variam como; alucinações visuais, auditivas e até mesmo sensações físicas que faz com que o indivíduo tenha uma experiência assustadora.
Segundo especialistas, a paralisia do sono acontece porque o cérebro bloqueia os neurônios motores responsáveis pelos movimentos do corpo. Ou seja, é uma falha na comunicação entre o cérebro e o restante do corpo.
O distúrbio pode acontecer com pessoas de qualquer faixa etária, mas estão mais propensos em pessoas com transtorno de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. Apesar disso, não coloca sua vida em risco, mas pode prejudicar no aspecto profissional e pessoal da sua vida, visto que dormir bem é de extrema importância.
Para evitar ou diminuir a frequência desses episódios, basta fazer algumas mudanças nos hábitos cotidianos, como, por exemplo: evitar situações estressantes, regular o sono, fazer exercícios, entre outros.
É importante procurar um médico caso os sintomas sejam permanentes e acabem ficando mais fortes.
Leia também - Por que a merenda escolar é importante para os estudantes?
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).