A dona de Casa Ana Paula Rodrigues, 47 anos, de Sobral no Estado Ceará, criou uma prótese com um copo de liquidificador e um cano PVC para conseguir se locomover com mais praticidade, ela precisou criar uma alternativa, pois há mais de um ano está aguardando uma prótese da Prefeitura.
Durante um tratamento oncológico, Ana Paula precisou ser forte para iniciar outro tratamento também muito invasivo, o diabete. Diagnosticada com câncer há cinco anos, a dona de casa, se viu na obrigação em abandonar seu trabalho como faxineira e ambulante, onde tirava o sustento da casa, para cuidar de sua saúde.
Decorrente de uma ferida muito grave em seu pé, a perna esquerda precisou ser amputada abaixo do joelho. Então, Ana Paula notou a grande luta que estava pela frente, com poucas condições financeiras, a dona de casa recorreu à prefeitura de Sobral para obter uma prótese. No entanto, após um ano, a dona de casa ainda não recebeu o equipamento.
Ana Paula, com auxílio de seus filhos, tiveram a ideia por meio de um vídeo no YouTube, porém o caso do homem que estava no vídeo era mais simples, pois a amputação dele era apenas o pé, então apenas o auxílio do cano daria, e o dela precisou ir além com a imaginação e criatividade, onde tiveram a ideia em usar o cano PVC com o copo de liquidificador.
Ela relatou que foi um alívio poder ficar em pé novamente, mas ainda assim, ela precisa da prótese, pois a que foi feita em improviso não corresponde a todas as suas necessidades.
Ana e sua família não têm condições de comprar a prótese, decorrente ao diabete, precisa ser um material diferente, que acaba sendo um valor inacessível. A dona de casa tem o desejo em voltar realizar suas atividades, para ajudar financeiramente a família.
Ana Paula realiza sessões de fisioterapia no Centro de Saúde da Família, mantido pela Prefeitura, e se mantém com auxílio financeiro durante esse período.
Em nota, a Prefeitura de Sobral declarou que a paciente se encontra, atualmente, na fila de espera para a liberação e medição da prótese. No entanto, o órgão não forneceu um prazo para conclusão desse processo.
Leia também; Bombeiros encontram corpo da segunda vítima desaparecida no Rio Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).