Foto: Getty Images

Michelle Obama
Após ter sido demitido sob a acusação de racismo, o apresentador Rodner Figueroa, do Univision – canal americano com programação em espanhol –, pediu desculpas em carta aberta à primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, por tê-la comparado a um personagem do filme Planeta dos Macacos durante o talk show espanhol El Gordo y La Flaca (O Gordo e O Magro).
Na carta, Figueroa se defende dizendo que estava apenas se referindo ao trabalho artístico de um maquiador, após este ter feito sua autotransformação em Michelle Obama. “Veja, você sabe que Michelle Obama está parecendo que faz parte do elenco do filme Planeta dos Macacos”, comentou Figueroa, no programa, ao exibir a foto do resultado. “O que você está dizendo?”, replicou logo o apresentador do programa, Lili Estefan, chocado. “Não estou falando que ela não é atraente, isto é apenas uma caracterização”, completou Figueroa.
O Univision afastou Figueroa imediatamente, condenando sua controversa declaração. “Não reflete nossos valores e pontos de vista”, disse um executivo do canal.
Em carta aberta à primeira-dama, Figueroa pediu desculpas, mas negou as acusações de racismo. “Peço perdão porque não há desculpas para um profissional como eu fazer esse tipo de comentário que pode ser interpretado como ofensivo e racista, no momento volátil que vivemos no nosso país. Tomo toda responsabilidade pela falta de julgamento por minha parte. Mas não posso aceitar ser chamado de racista, ser demitido por esta razão, e ser humilhado pelo Univision após 17 anos de trabalho”, escreveu ele, alegando que tais fatos o levaram a ser repreendido em mídias sociais e irão destruir sua carreira.
Na carta, ele diz ainda que votou em Barack Obama duas vezes por ele “ser um grande homem e respeitar minorias como ele”, que vem de uma família bi-racial latina e é o primeiro apresentador gay de uma TV hispana.
Comentários (0)
O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!